O estresse crônico pode engordar!Saiba os motivos e use a alimentação para combater os sintomas ocasionados pelo estresse.

Por Instituto RV- Dr.Karin Roberta Paciulo

O estado de estresse crônico, ou seja, estado de estresse constante, altera a produção de alguns hormônios. O cortisol é o hormônio produzido em situações de estresse do organismo, porém em sua forma crônica, o aumento deste hormônio pode sim engordar!

O tecido adiposo possui receptores para o cortisol em grande quantidade, e este atravessa a membrana das células adiposas, quebrando a gordura em ácido graxo e glicerol. Esse ácido graxo livre não consegue ser utilizado como energia, e retorna ao tecido adiposo. Isso gera uma resistência á insulina(alteração na produção e utilização de insulina pelo organismo) aumentando gordura nas vísceras, consequentemente gordura abdominal, além de diminuir a saciedade causando mais compulsão alimentar e prevalecendo o aumento de doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. O estado de estresse crônico também causa deficiências nutricionais levando á sintomas como queda de cabelo, fraqueza e cansaço excessivos, etc.

A alimentação contribui para diminuição do cortisol crônico, melhorando os sintomas causados pelo estresse.
Alimentos como abacate, açaí, castanhas oleaginosas, alimentos integrais e grãos, podem ser bons aliados no combate ao estresse e suas consequências.

Links relacionados: nutrição funcional, blog de nutrição, contar calorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *