Portal Fashion Brasil com matéria sobre alimentação e emagrecimento com Dr.Karin Roberta Dantas do Instituto RV

Portal Brasil Fashion- Dra.Karin Roberta Dantas Instituto RV

O Instituto RV, pensando em proporcionar um atendimento cada vez mais completo para seus pacientes, desde 2012 oferece atendimento baseado na Nutrição Funcional a seus pacientes.  Além de visar uma saúde equilibrada entre todos os órgãos e funções do organismo, a nutrição funcional trabalha com as individualidades bioquímicas de cada paciente e suas inter-relações metabólicas, levando em consideração que os organismos são diferentes e, portanto, reagem também de formas diferentes.

 

Karin Paciulo, nutricionista do Instituto RV, que já trabalha nesta área há quatro anos, diz que a maior diferença entre um tratamento nutricional tradicional e o funcional é que o último não leva somente em consideração o objetivo do paciente ao procurar ajuda, seja ele algum mal ou somente o desejo de emagrecer; ela analisa o corpo e os sintomas que o levaram até lá, os alimentos que lhe fazem bem e os não fazem, e, principalmente, trabalha na causa, e não no problema em si, possibilitando tornar o tratamento mais eficiente. “É a busca do bem estar e equilíbrio do organismo, como um todo, e por esse motivo é indicada a qualquer pessoa, pois o tratamento é sempre direcionado para cada paciente e suas necessidades especiais”, analisa ela.

Através de uma avaliação aprofundada, é possível detectar desequilíbrios do organismo e corrigi-los com uma alimentação de mais qualidade. Na nutrição funcional, entende-se que cada corpo e sistema se comportam de uma maneira, portanto as dietas alimentares são individuais, visto que, o que pode se comportar como “remédio” para alguns, pode ser “veneno” para outros.

Portanto, o objetivo de uma reeducação alimentar feita desta forma não é somente emagrecer; “emagrecer vai ser a conseqüência de encontrar os alimentos ideais para cada corpo, levando em consideração a interação do corpo e mente com todas as funções orgânicas”, explica Karin, acrescentando que o tratamento, aliado a uma atividade física, traz, inclusive, melhores resultados, caso o paciente esteja interessado em emagrecer. “A atividade física é sempre muito importante, mas mesmo sem exercícios é possível observar resultados muito positivos ao se comprometer com uma dieta funcional, pois ela é muito assertiva”, complementa.

Sinais e sintomas que podem ser características de desordens no organismo, e que também podem ser tratados com uma alimentação mais adequada são: dores de cabeça constantes; insônia; queda de cabelo; unhas fracas e com manchas brancas; obesidade; candidíase; desordens intestinais (diarréias, gases, prisão de ventre, etc); má digestão; dores de estômago; artrite / artrose; doenças autoimunes; fraqueza e cansaço; língua branca; sonolência; depressão; dores articulares e doenças respiratórias (como asma, rinite, sinusite e bronquite).

“Nosso organismo e células são formados exclusivamente de nutrientes. Sem os nutrientes nas quantidades adequadas, nossas células e funções ficam prejudicadas, e sintomas indesejáveis começam a surgir em resposta à má nutrição. O estresse e a má alimentação contribuem para piora dos sintomas, pois o organismo começa a trabalhar na tentativa de compensar a falta de uma boa nutrição. Além dos sintomas, doenças associadas começam a aparecer ”, explica.

Uma alimentação equilibrada previne doenças, melhora os sintomas, como falta de disposição, irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça, fadiga, cabelos e unhas fracas, sintomas de má digestibilidade, déficit de metabolismo, problemas imunológicos e inflamatórios, regulação hormonal, etc. A melhora desses sintomas com a alimentação adequada, modifica sensivelmente a qualidade de vida do paciente.

“Tratamos uma paciente uma vez que tinha um problema grave de intestino. Com ele, vinham alterações de humor, pele, cabelo e de disposição. Com a nutrição funcional, colocamos sua área digestiva em equilíbrio, resolvendo grande parte dos sintomas tão desconfortáveis para ela. A dieta teve restrições de alimentos que descobrimos não fazerem bem ao seu organismo, o que dificultava sua digestão, absorção, e excreção. Melhoramos sua qualidade de vida, pois se tratava de uma paciente muito intoxicada, devido ao mal funcionamento intestinal”, analisa Karin, acrescentando que hoje a paciente é mais feliz e sua disposição para atividades físicas melhorou muito.

Sobre o Instituto RV

O Instituto RV é uma clínica focada especialmente em tratamentos de coluna, fisioterapia, baropodometria (estudo da pisada e da postura), ATM (articulação temporomandibular), pilates e nutrição funcional. Há quase 10 anos no mercado, realiza por meio da RV Fisioterapia mais de 5000 atendimentos de fisioterapia, RPG e hidroterapia por mês, com uma equipe de mais de 25 fisioterapeutas parceiros, que atua nas mais diversas áreas da reabilitação.

Links

Site: http://www.institutorv.com.br/

http://www.brasilfashionnews.com.br/noticias_detalhe.aspx?id=17338

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *