ATM e DTM

5 de setembro de 2015

IMG_9522

Tratamento para ATM e DTM

Os DTMs (Distúrbios Temporomandibulares) são disfunções que afetam a ATM (Articulação Temporomandibular), e que podem ser observados por meio de sinais clínicos, como dores e estalos, que normalmente apresentam-se de forma idiopática, ou seja, sem razão aparente. Entretanto, alguns hábitos e/ou costumes (como mastigação incorreta e estresse) podem ocasionar, ou colaborar, para que a dor e incapacidade funcional apareçam.

A alteração biomecânica das primeiras vértebras cervicais também pode estar associada a alguns sintomas relacionados à DTM, devido ao posicionamento constante de anteriorização da cabeça, que provoca um esforço em cisalhamento que tensiona seus músculos mobilizadores, gerando dor.

Dentro dos principais sintomas e sinais das DTMs, estão: dor e cansaço muscular para falar ou comer, estalos de disco, ranger das articulações e mobilizações articulares.

No entanto, há tratamento para ATM conservador, e ele pode ser dividido em três fases:

FASES DO TRATAMENTO PARA ATM:

PRIMEIRA FASECervical X ATM

  • Relaxamento da musculatura orofacial e cervical;
  • Relaxamento da musculatura intraoral;
  • Mobilizações manuais para alívio da dor;
  • Controle de possíveis processos inflamatórios.

SEGUNDA FASEdtm-e-atm-instituto-rv

  • Mobilização da coluna cervical;
  • Mobilização da articulação têmporo-mandibular;
  • Eletroestimulação seletiva mastigatória;
  • Exercícios posturais

TERCEIRA FASE392918_447185045356924_1279907767_n

  • Ativação da musculatura profunda da coluna cervical;
  • Ativação e fortalecimento da musculatura mastigatória;
  • Reposicionamento mandibular.

 

É importante citar que muitos casos de suspeita de dor na ATM são, na verdade, de origem cervical. O fisioterapeuta é o profissional mais habilitado para fazer essa diferenciação e prescrever o melhor tratamento.

Perguntas e respostas sobre tratamento para ATM e DTM

O que é ATM?

A ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular, uma articulação formada pela mandíbula e fossas condilares, localizadas abaixo das têmporas (face lateral do crânio). A ATM está localizada em frente ao óstio do ouvido (orelhas), e permite que abramos e fechemos a boca, executando funções vitais básicas, como falar e comer. Como toda articulação, a ATM possui componentes intra e extra articulares, que desempenham seus papéis para permitir o bom funcionamento dessa articulação.

O que é DTM?

DTM é a sigla para Distúrbios Temporomandibulares, que fazem com que o indivíduo sinta dor, incapacidade funcional, rigidez e estalos, entre outros sintomas, na ATM (Articulação Temporomandibular). Qualquer disfunção que acomete a ATM recebe o nome de DTM.

Como é o tratamento para DTM?

Assim como qualquer articulação do nosso corpo, a ATM também pode passar por processos de reabilitação no aparecimento de lesões ou desordens do bom funcionamento. Para tal, um fisioterapeuta deve ser procurado.

Posso procurar diretamente um fisioterapeuta para realizar um tratamento para ATM ou preciso de encaminhamento médico?

Um fisioterapeuta com formação no tratamento para ATM tem total capacidade para identificar a causa da queixa, traçar a reabilitação e executar o tratamento para ATM. O paciente pode sim procurar diretamente um fisioterapeuta quando sentir qualquer sintoma relacionado à ATM, sem antes procurar outro profissional. A partir desse momento, o fisioterapeuta pode ou não indicar outro profissional para acompanhar o caso.

O tratamento para ATM é eficaz?

Sim, o tratamento para ATM é eficaz! Normalmente, os pacientes sentem muita melhora da dor. A fisioterapia para ATM é tão eficaz quanto a fisioterapia para qualquer outra articulação. No entanto, o conhecimento em terapia manual é fundamental para que haja evolução do quadro.

Como exatamente é feita a fisioterapia na ATM?

Considerando as características específicas da Articulação Temporomandibular, todas as técnicas fisioterapêuticas utilizadas em outras regiões também fazem efeito na ATM. Portanto, exercícios de fortalecimento, mobilização articular e educação fazem parte da reabilitação. Caso haja necessidade, aparelhos como LASER, US e TENS também poderão ser utilizados.