Posição sentada de forma prolongada gera dor de coluna

Evite sentar prolongado.

 

Dor em Posição sentada prolongada

A posição sentada por tempo prolongado é um dos fatores que causam desconfortos da coluna, quando as dores são de origem postural e quando corrigida rapidamente elas são facilmente eliminadas. A maioria das pessoas nos dias atuais adota a postura sentada prolongada, ficam 70, 80% do tempo nessa posição e não tem consciência de que essa pode ser a causa do problema. Sofrem com dores de coluna, membros superiores e inferiores, sendo que, nunca receberam a orientação correta para se auto corrigir.

À medida que o tempo passa as posturas inadequadas irão provocar alterações na estrutura e na forma das articulações. O resultado é o desgaste excessivo com perda de elasticidade e consequentemente, envelhecimento prematuro das articulações.

Ao sentarmos por períodos prolongados adotamos a protusão de cabeça, por cansaço dos músculos superiores. Na verdade, não fomos projetados para permanecermos de seis a oito horas por dia nessa posição e isso acaba gerando estresse dos músculos posturais.

A postura com protusão da cabeça, quando mantida por muito tempo, causa estiramento excessivo dos ligamentos e quando essa protusão se torna um hábito associado à manutenção da posição, pode causar também deformações dos discos que fazem parte das articulações vertebrais gerando dor durante os movimentos e nas posições estáticas.

A região da coluna lombar tem grande influencia na posição da cabeça e pescoço, portanto uma das dicas e conservar a lordose natural para melhorar o posicionamento e alinhamento de ombros, pescoço e cabeça. Existem rolos lombares específicos para corrigir o posicionamento lombar durante a postura sentada aliviando as tensões e prevenindo a dor.

Outro fator, é interromper com intervalos regulares a postura de protusão da cabeça ou curvatura prolongada da cabeça com exercícios específicos ou mudanças de posições. Isso é fundamental para evitar que os músculos entrem em tensão e iniciem o ciclo de dor.

Links relacionados: Tratamento para dores de coluna 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *