Mapeamento cerebral e aprendizado motor são evidencias cientificas importantes, que ajudam no tratamento da coluna vertebral com a melhora do padrão de movimento e postura.

Por Instituto RV- Vinicius Paciulo

Atualmente existem estudos demonstram através  do mapeamento do cérebro a área que controla os músculos que estabilizam a coluna vertebral e a área cerebral estimulada quando à dor de coluna lombar,tal qual os resultados encontrados evidenciam uma modificação da área cerebral quando o indivíduo apresenta dor,ou seja, existe uma alteração dos músculos que estabilizam essa coluna,podendo alterar o padrão de movimento e alinhamento postural,gerando assim,um novo esquema de padrão de movimento e postura.

Acredita-se que tal alteração aconteça a uma resposta do corpo a sobrecargas mecânicas e a dor.Essas estrategias biomecânicas adotadas, podem gerar grandes prejuízos a longo prazo,portanto a manutenção dos padrões de movimento e falta de consciência postural pode gerar um ciclo de dor cronica,impossibilitando a melhora do individuo a curto prazo.

O aprendizado motor tem que estar presente ao tratamento de coluna vertebral.

Veja as fases de aprendizado motor:

– Fase voluntaria (pensamos para fazer determinada atividade);
– Fase associativa (associação de objetos e movimentos para dificultar e melhorar o aprendizado);
– Fase automática (não pensamos para realizar determinada atividade).

Essas fases tem por objetivo restaurar o bom alinhamento postural e padrão de movimento.

Links relacionados: Músculos estabilizadores, Controle Postural , Tratamento de coluna 

2 comentários sobre “Mapeamento cerebral e aprendizado motor são evidencias cientificas importantes, que ajudam no tratamento da coluna vertebral com a melhora do padrão de movimento e postura.

    • Marcos, Boa Tarde.

      Desculpe a demora para a Resposta. Esse Texto foi escrito há 3 anos por um fisioterapeuta que não faz mais parte do nosso quadro clinico. Na época ele estava estudando sobre essa área de Neuromatrix e poderia disponibilizar esses estudos mas não conseguimos contato com ele. Assim que conseguirmos teremos o prazer de enviá-los para você.

      Existe muita informação disso. Procure sobre Neuromatrix. Temos apenas esse estudo que pode ajuda-lo a saber um pouco mais http://www.revistas.usp.br/fpusp/article/viewFile/78379/82424

      Estamos a disposição,

      Att, Equipe RV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *