Posições curvadas, peso e horário aumentam o risco de dores nas costas

Fonte: Trate Você mesmo sua coluna Robin Mckenzie – Vinicius Paciulo Instituto RV

A posição de pé com a coluna reta propicia menores tensões sobre os discos e ligamentos na coluna lombar, quando comparamos a mesma posição com a coluna dobrada para frente. Muitas atividades domesticas podem fazer com que você tenha que realizar esse tipo de movimento como: varrer,passar roupa, jardinagem entre outras. Há varias profissões, que exigem esse tipo de posicionamento de forma prolongada como: operários em linha de montagem, mecânicos e operários da construção civil. Trabalhos em posição curvada aumentam a probabilidade de ocorrência de problemas na coluna nas primeiras horas de trabalho.

Stover Snook pesquisador americano confirmou esse risco em seus estudos.Pacientes com dor cronica nas costas percebiam a dor e a incapacidade melhorarem muito quando se reduziam as atividades que exigiam curvar a coluna para frente principalmente nas primeiras horas da manha, afinal os discos da coluna vertebral incham naturalmente durante as horas que você está deitado, portanto aumentando a pressão intra discal nas primeiras horas do dia, consequentemente aumentando o risco de lesão na primeira metade do dia. Por isso, tome cuidado durante as atividades matinais, que exigem posições de flexão de coluna de forma prolongada.

Dicas para evitar as dores de coluna:

1- Ao realizar uma atividade com a coluna curvada associado a uma carga mantenha a coluna ereta e a lordose da coluna preservada.

2- Evite carregar um peso se você ficou em uma posição flexionada por longo período Ex: Dirigir por período prolongado e logo apos pegar um peso no porta mala.

3- Faça exercícios com movimentos contrários, ou seja, dobrar a coluna para trás.

Links relacionados: Dor de coluna, tratamento para coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *