Dicas de alimentação para melhorar o resultado do exercício

Fonte  Dra Karin Paciulo – Instituto RV 

Veja 6 dicas de alimentação para melhorar a resposta ao exercício físico

Para animar a sair da cama nesse friozinho e ir treinar, vamos á algumas dicas de como a alimentação pode ajudar nos resultados do exercício:

1 – Nunca praticar atividade física em jejum – Isso pode causar hipoglicemia, comprometendo o desempenho no exercício;
2 – A alimentação pré-treino, deve ser feita no minimo 40 minutos antes do exercício, para que a digestão seja feita, e a glicose esteja disponível no sangue para ser utilizada como fonte de energia para o corpo. Consuma carboidratos e dê preferencia aos de carga glicêmica mais baixa ex: batata doce, pães integrais, raízes, tapioca etc. As frutas também podem estar presentes na refeição pré-treino.
3 – Se o treino durar até 1 hora, não haverá necessidade de reposição energética (carboidratos) se passar disso, chegando á 2 horas, essa reposição deve ser feita para manutenção da glicose e rendimento, evitando a perda de massa muscular.
4 – A hidratação deve ser feita ao longo do treino, de forma a suprir a desidratação ocasionada pelo exercício. Em média deve-se repor 150ml de água a cada 25 minutos de treino.
5 – No pós treino é importante dar sequencia á hidratação, e repor carboidratos e proteínas. Cuidado! Se só proteínas forem consumidas no pós-treino, o organismo utilizará como fonte de energia, e não como reconstrução dos músculos, sendo assim a proteína perderá sua função principal. Por isso é essencial que seja feita uma dieta equilibrada em todos os nutrientes tanto no pré como no pós-treino.
6 – A atividade física com objetivo de perda de peso, deve ser acompanhada de uma ingestão de gorduras saudáveis na dieta ex: azeite de oliva extra-virgem, abacate, castanhas oleaginosas, ovos, etc.

Links relacionados: Alimentação Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *