Lesão de Menisco e Condromalácia

19 de junho de 2016

Lesões dos meniscos são a segunda lesão mais comum no joelho. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas são cirurgias de menisco. A função do menisco é distribuir o esforço através do joelho durante a sustentação de peso, proporcionando absorção de choque alem de servir como estabilizador articular secundário, facilitando o deslizamento articular, prevenindo a hiperextensão protegendo as superfícies articulares.

Lateral and medial meniscus anatomy

Com base em estudos de artroscopias do joelho, a prevalência de patologias articulares da cartilagem é relatado em 60% a e 70% dos pacientes com lesão do Menisco.

A cartilagem articular funciona como um amortecedor resistindo a compressão exercida durante a movimentação. A lesão da cartilagem são resultados de trauma no joelho ou traumas repetitivos de baixa intensidade ocasionados por atividades que aumentam a sobrecarga do joelho, alterações posturais e biomecânicas dos membros inferiores e é claro um menisco lesionado que “pinça” a articulação durante o movimento. Na patela (condromalacia), a lesão da cartilagem na maioria das vezes ocorre pelo atrito exagerado da patela no fêmur causado por desequilíbrios musculares, rotações exageradas dos membros inferiores e alterações no posicionamento da patela.

Antigamente, dependendo do tamanho da lesão e localização da lesão do menisco o tratamento era cirúrgico porém a literatura científica e os pesquisadores cada vez mais apoiam que o tratamento deve ser feito com fisioterapia.

As lesões articulares também respondem melhor ao tratamento conservador e só são cirúrgicas nos casos mais graves onde o tratamento conservador foi ineficaz para promover a melhora da função e da dor.

A base do tratamento conservador deve ser a restauração da mecânica do joelho e do equilíbrio muscular de todo o membro inferior. A articulação do quadril é de fundamental importância para o sucesso do tratamento pois é no quadril que ocorrem as forças de rotação do membro inferior que desalinham o deslizamento da patela sobre o fêmur, aumentando o contato entre as superfícies ósseas piorando o desgaste da cartilagem. Se não houver ativação da musculatura que impede essa rotação (principalmente glúteo médio) o tratamento dificilmente terá sucesso.

Evitar essa rotação é de fundamental importância também para o menisco já que a maioria das lesões meniscais ocorrem durante movimentos de entorse (rotação) do joelho.

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

  • Eletroanalgesia
  • Eletroestimulação com NMES vem mostrando em vários estudos grande capacidade de aumentar a força muscular do quádriceps em pacientes com lesões de cartilagem e menisco
  • Kinesio Taping utilizado para alivio de dor através do alinhamento patelar durante as atividades e proteção das estruturas adjacentes
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
  • Exercícios de controle motor para estabilização do joelho e diminuição da rotação do quadril

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Continue lendo as patologias ortopédicas mais comuns:

  • Epicondilite (Cotovelo de tenista/Golfista)

    Originalmente, Epicondilite é o termo utilizado para a tendinite dos extensores ou flexores do punho e dedos…

    Saiba Mais
  • Lesão Manguito Rotador

    O Manguito Rotador, conhecido também como Síndrome do Impacto do Ombro, é formado por quatro músculos (Supra-espinhal, infra-espinhal, subescapular e redondo menor) que se originam na escápula e inserem-se nas tuberosidades da cabeça do úmero…

    Saiba Mais
  • Capsulite Adesiva do Ombro

    Uma definição descrita por Earl Codman em 1934 mostra a complexidade sobre a Capsulite Adesiva: “Esse é um grupo de casos que é difícil de definir, difícil de tratar e difícil de explicar sob o ponto de vista da patologia”…

    Saiba Mais
  • Artrose de Quadril

    A artrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular…

    Saiba Mais
  • Artrose de Joelho

    A artrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular…

    Saiba Mais
  • Dor Anterior do Joelho (Patelo-femoral)

    A dor patelo-femoral é uma deficiência comum que afeta um em cada quatro indivíduos da população em geral em atividades e baixo impacto como caminhar, correr, saltar, subir escadas, sentar por um período prolongado e agachar…

    Saiba Mais
  • Lesão de Menisco e Condromalácia

    Lesões dos meniscos são a segunda lesão mais comum no joelho. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas são cirurgia do menisco…

    Saiba Mais