Estabilometria pode ser utilizada como um exame e tratamento através de biofeedback.Saiba mais sobre esse recurso para avaliar e tratar desordens de equilíbrio e postura

Durante a evolução o homem adquiriu alterações posturais até chegarmos na posição bípede. A estabilidade dessa postura depende de vários fatores:

– Sistema sensitivo;

– Cerebelo;

– Sistema Labiríntico;

A estabilidade dessa posição ortostática depende da capacidade do individuo manter a projeção do centro de gravidade dentro de uma área de sustentação demarcada pelos limites externos do pé.

A estabilometria veio da necessidade de quantificar as oscilações, que ocorre dentro dessa área de forma mais precisa para auxiliar e diferenciar o diagnostico clinico e cinesio funcional,portanto é um método de avaliação do equilíbrio ortostático, por meio da quantificação das oscilações do corpo no plano frontal e sagital, sendo sua aplicação reportada nas áreas de diagnostico cinesio funcional, reabilitação e treinamento desportivo.

O modelo de locomoção e o senso de equilíbrio podem ser avaliados também, de acordo com Han, Paik e Im usando o deslocamento do centro de pressão durante a fase de apoio.

São utilizadas plataformas de força para mensurar essas alterações. No entanto, além deste recurso, pode-se utilizar a baropodometria. A análise baropodométrica permite avaliar e mensurar a distribuição da pressão plantar, tanto em situações estáticas quanto dinâmicas, bem como, a realização da estabilometria.

A estabilometria pode ser utilizada como uma tecnica de tratamento conhecido como Postural Sway Biofeedback,pois mostra ao paciente em tempo real o deslocamento do centro de gravidade,permitindo assim c0rreções imediatas para melhorar o equilíbrio e consequentemente a postura.

Links relacionados: Palmilhas proprioceptivas;Baropodometria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *