Alimentos anti-inflamatórios

Você sabia que é muito comum termos em nossa dieta alimentos que causam inflamações no nosso organismo? Este é o caso, por exemplo, da farinha de trigo, dos fast foods ricos em gordura trans, do álcool e de todos os alimentos artificialmente coloridos. E a inflamação está na raiz de muitas doenças sérias.

No entanto, quando nossos corpos estão bem nutridos, somos capazes de nos curar mais rápido de diversos males.  Uma nutrição adequada ajuda, inclusive, a curar inflamações. A boa notícia é que, assim como existem alimentos que inflamam, existem os que desinflamam! E o melhor: esses geralmente ainda ajudam a emagrecer, pois melhoram o funcionamento do organismo e do intestino.

Para ajudá-los a melhorar seus hábitos, Instituto RV elaborou uma lista para que você adicione mais alimentos anti-inflamatórios à sua dieta. Confira!

  • Frutas
    Maçã, mamão, goiaba, abacaxi, açaí, cereja, morango, pêra, uva, framboesa, amora, blueberry (mirtilo), açaí natural, romã e abacate.
  • Verduras
    Geralmente as de folhas escuras, como brócolis, agrião e espinafre.
  • Carnes
    Salmão e atum.
  • Sementes
    Linhaça e chia.
  • Oleaginosas
    Castanhas, amêndoas e avelãs.
  • Especiarias
    Pimenta, hortelã, canela, salsa, gengibre, cúrcuma e orégano
  • Óleos
    Azeite de oliva extra virgem

Dica importante:

Introduza alimentos orgânicos à sua dieta. Cultivados sem agrotóxicos ou pesticidas, são livres de toxinas que podem desencadear doenças.

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