Instituto RV: Especialistas em Baropodometria e Palmilhas

A Baropodometria, um exame avançado que analisa a pressão exercida pelo pé ao tocar o solo, é fundamental para quem busca soluções para dores nos pés, tornozelos, joelhos e quadris, ou deseja aprimorar conforto e desempenho nas atividades físicas. No Instituto RV, nossos fisioterapeutas vão além, combinando a Baropodometria com a Podoposturologia para uma análise completa da postura dos pés e suas influências nas demais articulações do membro inferior.

Destacamos não apenas a correção da pisada, mas também o ajuste do posicionamento do tornozelo, joelho e quadril. Este enfoque diferenciado nos permite oferecer medidas eficazes para reduzir a sobrecarga em todo o membro inferior.

Praticantes de corrida e caminhada frequentemente procuram a Baropodometria no Instituto RV para orientações na escolha de tênis adequados ou confecção de palmilhas sob medida, visando máximo conforto, desempenho e prevenção de lesões durante a prática esportiva.

Baropodometria Computadorizada

Como Funciona o Exame de Baropodometria?

A Baropodometria possui duas fases: a de teste estático e dinâmico. No primeiro, o indivíduo fica parado em cima de uma plataforma durante um período pré-estabelecido, que permite a avaliação e análise do tipo de pé, picos de pressão e deslocamento do centro de massa do indivíduo quando o mesmo encontra-se parado. A partir daí, pode-se chegar à conclusão de alterações estruturais e posturais, e se o mesmo possui bom controle da musculatura postural – é nessa parte do exame que identificamos se o paciente tem pé “chato”, pé cavo ou pé neutro. Além disso, o exame permite a análise do equilíbrio, mostrando se o risco de queda está aumentado em idosos, por exemplo.

Na segunda fase, do teste dinâmico, o indivíduo vai caminhar sobre a plataforma diversas vezes. A partir desse conjunto de pisadas, é possível determinar o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada), o deslocamento do centro de massa durante o passo, picos de pressão do pé durante o movimento e alterações nas ações musculares durante a atividade. Por permitir uma análise detalhada de todas as etapas da pisada, o exame dinâmico permite ao fisioterapeuta uma melhor prescrição de tratamento ou de palmilhas, pois ele terá, em suas mãos, um mapeamento completo da dinâmica da pisada do paciente.

Onde Fazer Baropodometria Especializada?

Se você procura um serviço especializado em Baropodometria, que vá além da simples análise de pisadas, o Instituto RV é o lugar certo. Nossos fisioterapeutas são especialistas em avaliar e entender os diferentes tipos de pés e suas correlações com a dinâmica da marcha.

Não confie apenas em testes de lojas de calçados; opte por uma abordagem personalizada e completa para garantir o máximo conforto, desempenho e prevenção de lesões. Agende sua avaliação hoje mesmo e descubra como podemos ajudar você a entender e cuidar dos seus pés de forma única.

exame de Baropodometria

Agende sua avaliação hoje mesmo e descubra como podemos ajudar você a entender e cuidar dos seus pés de forma única.

Dúvidas sobre Baropodometria Computadorizada

A baropometria é a mesmo que teste da pisada?

Não. Testes da pisada, geralmente encontrados em lojas de calçados, não contam com a expertise de um fisioterapeuta e geralmente não possuem boas plataformas de pressão, além dos programas de interface serem normalmente fracos. Apesar de analisar a pisada, a baropodometria é muito mais completa, e é aplicada por um fisioterapeuta com conhecimento profundo sobre biomecânica, cinesiologia, posturologia e reabilitação. Somente um profissional especialista conseguirá interpretar o exame corretamente e relacionar os dados coletados com a queixa do paciente – ou identificar alterações posturais do tornozelo, joelho, quadril ou coluna. As variáveis são grandes, e apenas classificar a pisada como supinada ou pronada não traz benefício algum ao paciente.

Preciso de algum preparo específico para realizar a baropodemetria?

Não. O exame é feito com o paciente descalço, e não necessita de nenhum preparo específico. Caso o indivíduo esteja com feridas nos pés, é interessante avisar a clínica antes para estudo aprofundado do caso.

Fiz um teste de loja e deu pisada pronada. Comecei a usar tênis para pé pronado e comecei a sentir dor. A minha dor pode ter relação com a troca do tênis?

Sim. É preciso uma análise criteriosa para entender se o nível de pronação do tênis é compatível com o nível de pronação do pé do indivíduo. Também é comum o paciente fazer teste de loja e o resultado não ser o correto.

Vídeos do Instituto RV sobre teste da pisada

Pé Plano com tendência pronadora maior a direita

Pé cavo com tendência pronadora a direita

Pé Cavo com tendência pronadora esquerda e supinadora direita

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?