Baropodometria para quem quer tornar sua prática de esportes mais segura e tratar dores!

Fonte Instituto RV – Vinicius Paciulotenis

Conhecida como “teste da pisada”, a baropodometria identifica qual região dos pés sofre mais sobrecarga de pressão, seja quando estamos parados ou em movimento. Descobrindo a tipologia do seu pé, é possível corrigir e redistribuir essa sobrecarga com a confecção de uma palmilha proprioceptiva/postural.

O uso de uma palmilha ideal melhora a distribuição da carga nos pés e aumenta sua área de contato, proporcionando maior estabilidade e melhora do equilíbrio”, conta Vinicius Paciulo, sócio e fisioterapeuta do Instituto RV. Como conseqüência, auxilia na melhora de males que vão desde tendinopatias e entorses recorrentes a esporões calcâneos, neuromas de morton, metatarsalgias e dores gerais nas articulações dos membros inferiores, assim como nos pés, pernas, quadris e joelhos.

O teste da pisada pode ser feito independente da pessoa apresentar dor. No Instituto RV, utiliza-se a baropodometria até mesmo nos tratamentos de coluna, para a melhora da posição ortostática e do equilíbrio.

Baropodometria preventiva, essencial para esportistas

No caso dos esportistas, identificar onde está a sobrecarga de pressão se torna uma ferramenta extremamente importante, pois auxilia na definição do treino, calçado e na análise biomecânica. “O resultado disso é uma melhor performance nas atividades físicas e a diminuição do risco de ocorrer lesões”, explica Paciulo. “Quando definimos a tipologia do pé, a escolha do calçado se torna mais fidedigna”, complementa, dizendo que, inclusive, no mercado, já existem calçados disponíveis para cada tipo de pisada.

 

Links relacionados: teste da pisada, palmilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *