Bruxismo devido a causa multifatorial.O tratamento dessa disfunção comportamental tem que ser amplo e pode envolver,alem da fisioterapia fatores nutricionais.

sintomas+bruxismo

Por Instituto RV- Caio Marengoni 

Devido à causa multifatorial do bruxismo, não existe até o presente momento um método específico de tratamento. Como acontece geralmente de modo involuntário e inconsciente, o seu controle é dificultado.

As pessoas que têm bruxismo, conhecido popularmente como ranger dos dentes, podem ser divididas em dois grupos com necessidades de abordagem diferentes: os que apresentam bruxismo e sintomas de disfunção temporomandibular e os com bruxismo e assintomáticos.

O primeiro passo é orientar e conscientizar o paciente da presença desse hábito parafuncional, suas causas, para que então se possa relacioná-las ao quadro, e de como o dentista e o fisioterapeuta podem ajudá-lo.

Existem as medidas de controle dos sintomas, como o reajuste da oclusão, uso de placa oclusal, fisioterapia, psicoterapia e algumas vezes, o uso de medicamentos.Alem disso,fatores de déficits nutricionais, podem estar associados a esse tipo de disfunção comportamental.

A Fisioterapia se mostra bastante eficaz no controle dos sintomas como dor e tensão muscular, dores de cabeça, utilizando-se de terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, eletroterapia, laserterapia, calor, acupuntura, assim como técnicas específicas para o tratamento das disfunções temporomandibulares, reeducação da postura e demais desarmonias comumente associadas ao bruxismo.

Links relacionados: Enxaquecas, Mastigação, Distúrbios da ATM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *