Calçados para caminhada e corrida

Fonte: Instituto RV – Vinicius Paciulo

A atividade de corrida ou caminhada passa pelo estudo na compra do calçado, pois é algo importantíssimo para aumentar a longevidade na pratica dessas atividades. A escolha do tipo de calçado passa por aspectos físicos e técnicos como:

  • Tipo de corrida (Terreno, Competição ou Treinamento e Distancia);
  •  Morfologia do Corredor (Tipo de pisada e Peso);
  • Nível da pratica (Iniciante, Intermediário e Expert)

Calçados de corrida tradicionais indicados para pisadas em retro pé e calçados minimalistas indicados para pisadas em médio e ante pé apresentam diferenças de peso e drop . Veja as diferenças entre esses calçados:

Tênis Tradicionais: Drop 12 a 10 mm / Peso 335 a 300 gramas;

Tênis de Transição: Drop 8 a 6 mm / Peso 220 gramas;

Tênis Minimalista: Drop 4 a 0 mm / Peso 195 a 110 gramas.

A escolha incorreta do calçado pode alterar o gesto biomecânica natural apresentando lentidão na cadencia,perda do alinhamento do joelho,mais ou menos pronação e promover um ataque do calcanhar ao solo. Em alguns casos como correr uma maratona, o ideal e que se faça a escolha do calçado com 6 meses a 1 ano de antecedência . (Vicent 2011;Dubais 2012;Squadrone 2009;Radzimski 2011; Stacoff 2001; 2011 Lohman).

Links relacionados: Teste da pisada 

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