Ciatalgia e cervicobraquialgia – Problemas de coluna que podem estar associado a falta de mobilidade do tecido neural

 

Já sentiu dor do nervo ciático (ciatalgia)? E dor no pescoço que irradia para os braços? Se não sentiu conhece alguém que já pois são sintomas comuns e caracterizam a dor no famoso nervo ciático (ciatalgia) e a cervicobraquialgia.

Podemos apresentar dor no nervo ciático, devido a fatores de compressão ou sensibilização. Na dor cervical com dor irradiada para o braço o mecanismo é o mesmo.

Em muitos casos a dor no nervo ciático ocorre devido a uma hérnia de disco (compressão), mas em 30% dos casos as dores podem ser de origem neural devido a fatores bioquímicos (sensibilização inflamatória do nervo) e por déficit de mobilidade neural (restrição).

Assim como as outras estruturas do sistema osteo-muscular, o nervo possui aspecto dinâmico, desliza durante o movimento sem se alongar (como o fio dental). Qualquer alteração que gere um “alongamento” do nervo durante seu deslizamento inicia-se o processo de sensibilização com dor irradiada para os membros inferiores ou superiores por aumento do stress neural.

Isso não é uma doença e sim um sintoma que algo restringiu o deslizamento do tecido neural. Para aliviar esses sintomas e restaurar o deslizamento neural correto e indolor são necessários exercícios específicos de Neurodinâmica. Esses exercícios tem a capacidade de restaurar o comprimento neural permitindo que o movimento dos membros não sensibilizem mais o nervo através das deformidades mecânicas.

É importante ressaltar que nesses casos específicos o alongamento muscular é contra indicado pois a deformação mecânica estressaria ainda mais o nervo, diminuindo o aporte sanguíneo e aumentando a sensibilização.

Os profissionais do Instituto RV tem formação em Neurodinâmica e estão preparados para aplicar essa técnica em casos de sensibilização neural.

Saiba mais clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *