Veja algumas dicas antes da escolha do calçado. Existe uma analise criteriosa a ser feita pelo praticante de corrida, para melhorar o desempenho e a longevidade durante a pratica desportiva.

Foto: Qual calçado de corrida escolher?Veja algumas dicas:1- Morfologia do corredor- Tipo de pisada: pisada universal ,pronadora ou supinadora ;- Tipo de pisada em relação ao toque do pé ao solo: tradicional ou minimalista.2- Tipos de corrida- Terreno;- Competição ou treinamento;- Distancia3- Níveis do praticante- Iniciante;- Intermediário;- Avançado.4- Eixos e reforços no calçado- Corredor pronador : Eixo reto reforço com dupla densidade;- Corredor Universal: Eixo semi-curvo;- Corredor Supinador : Eixo curvo.O  Instituto RV acredita que determinar o tipo de pisada é essencial para a boa pratica da corrida,alem disso,treinos complementares de reforço muscular associado a exercícios funcionais, que simulam os gestos esportivos são primordiais para longevidade e performance da pratica desportiva.Venha ao Instituto RV orientamos sobre o calçado e determinamos o tipo da pisada com exame computadorizado de baropodometria.Acesse nosso link e veja como realizado o exame da pisada. http://www.institutorv.com.br/baropodometria/Ligue 2091-1267 e marque uma avaliação.Fonte Instituto RV

Por Instituto RV- Vinicius Paciulo

O calçado utilizado para correr depende de vários fatores, pois os mesmos podem alterar a biomecânica da pisada. Portanto a analise posterior a pratica de corrida e a escolha do calçado tem que seguir alguns critérios dentre eles:

1- Morfologia do corredor

– Tipo de pisada: pisada universal ,pronadora ou supinadora ;

– Tipo de pisada em relação ao toque do pé ao solo: tradicional ou minimalista

2- Tipos de corrida

– Terreno;

– Competição ou treinamento;

– Distancia

3- Níveis do praticante

– Iniciante;

– Intermediário;

– Avançado.

4- Eixos e reforços no calçado

– Corredor pronador : Eixo reto reforço com dupla densidade

– Corredor Universal: Eixo semi-curvo

– Corredor Supinador : Eixo curvo

Esses são alguns fatores, pois a compreensão do gesto esportivo por analise de vídeos evidenciando assim os gestos esportivos incorretos ajuda no treinamento e recomendações para analise do gesto biomecânico, a fim de evitar lesões e melhorar o desempenho do praticante de corrida. Alem disso, alguns estudos comprovam que as novidades tecnológicas apresentadas anualmente pelas empresas de calçados são lançadas sem nenhum fundamento cientifico sólido. (Dubais 2011 UP,Richards 2008 SR)

Links relacionados: Tipo de terreno, baropodometria 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *