Dicas para melhorar a biomecânica para a pratica de corrida!

Foto: Veja estudo, que comparou diferentes superfícies de corrida e os picos de pressão encontrados nos pés.Entre outros fatores, os tipos superfícies têm sido associados com a incidência de lesões na corrida de membros inferiores, não apenas a própria superfície influência a ocorrência de lesões, mas também na medida em que as adaptações biomecânicas ter lugar a fim de lidar com uma superfície de execução específica.Neste estudo, 47 adultos corredores recreacionais, realizaram dois ensaios de funcionamento a 12 km em asfalto, concreto, grama natural e de borracha, enquanto a distribuição de pressão plantar foram medidos através de um sensor de pressão no sapato. Pressão de pico, pressão-tempo integral e tempo de contato foram determinadas sobre a superfície plantar.Como esperado, a grama atenuadas variáveis de pressão mais do que o asfalto, concreto e borracha; esta diferença foi significativa e mais distinta no retropé central, retropé lateral e antepé lateral. As pressões de pico foram reduzidos em 16% e, além disso, a distribuição da pressão através da "reatfoot" estava numa forma "neutra" em relva, enquanto que nas superfícies mais rígidas, as pressões de pico deslocado lateralmente.Surpreendentemente, a superfície de borracha - o que era esperado para ser relativamente compatível - se comportou muito semelhante ao asfalto e concreto, apresentando os maiores valores de pressão. A fim de impedir ferimentos em execução, a grama deve ser considerada como a superfície ótima, uma vez que é mais compatível e proporciona uma melhor distribuição da pressão ao longo das diferentes regiões do pé. > From: Tessutti et al, J Sports Sci 30 (2012) 1545-1550.. Todos os direitos reservados a Taylor & Francis.Traduzido por Sofia Veríssimo de Macedo Ferreira - FisioterapeutaO Instituo RV aconselha os corredores de rua a reservar um tempo do seu treino, para realizar movimentos segmentados de corrida na grama de preferencia sem tênis,pois auxilia e muito na propriocepção plantar, melhorando a estabilidade dos pés em relação ao contato com o solo e estimula a pisada minimalista .Veja nosso link e saiba mais sobre a baropodometria e pisada minimalista.http://www.institutorv.com.br/baropodometria/Ligue 2091-1267 e marque uma avaliação!Fonte Instituto RV

Por Vinicius Paciulo – Instituto RV 

Hoje a corrida de rua e um dos esporte mais praticados no mundo. E uma das grandes falhas na pratica da corrida e não determinar a pisada correta e achar que o tênis é responsável pela melhora total do impacto ou biomecânica do esporte.

Devido ao aumento da pratica desportiva o índice de lesões decorrentes desse esporte tem contribuído, para grande procura de profissionais da área ortopédica. Alem do tênis o gesto esportivo se torna fundamental, para a pratica de corrida se tornar algo duradouro e prazeroso.Veja algumas dicas para realizar a sua corrida:

  • Olhar para o Horizonte,afim de evitar flexão do tronco;
  • Braços soltos flexionados a 90 graus ou menos,evitando o uso de músculo trapézio fibra superior;
  • No contato ao solo ombro,quadril e joelhos devem estar alinhados;
  • Na aterrissagem manter a tíbia reta em relação a linha corpórea;
  • Flexionar a perna da fase área rapidamente,afim de evitar o deslocamento do tronco;
  • Aumentar a cadencia da passada (ideal acima de 180 passos por minuto);
  • Treinar tríplice flexão (quadril,joelho e tornozelo);
  • Reservar 2 minutos do treino para correr ou caminhar descanso de preferência na grama;
  •  Treinar músculo do diafragma,afim de evitar o uso antecipado de músculos acessórios de pescoço;
  • Prefira sempre a pisada minimalista,para aumentar a vida útil na pratica da corrida;

Links relacionados: Baropodometria, Palmilhas esportiva 

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