A dor no pescoço (Cervicalgia) possui diversas origens e pode ser desencadeada por vários motivos como má postura no trabalho, mal jeito ao dormir, atividade física vigorosa e até traumas grandes como acidente de carro. Na maioria dos casos a dor é intermitente, os sintomas aparecem de forma misteriosa e depois desaparecem como se nada tivesse acontecido. Existem exceções e há pessoas que apresentam dor no pescoço constante e acabam sendo muitas vezes obrigadas a tomar remédios e se afastarem de suas atividades físicas ou até mesmo do trabalho. Há casos de pacientes com sintomas por meses ou até mesmo anos.

Cervicalgia e dor no pescoço

Os tratamentos convencionais são eficazes e geralmente eliminam a dor. Mas em alguns casos a recidiva quase sempre acontece e o paciente volta a ficar dependente de medicação, fisioterapia e diminuição das atividades diárias. Isso ocorre porque o tratamento convencional visa a diminuição da dor e não o tratamento da origem do problema, prevenindo problemas futuros diminuindo assim a chance de recidiva e a dependência do paciente em relação ao médico ou fisioterapeuta.

A dor no pescoço, quando bem tratada, tem poucas chances de recidiva.

No Instituto RV utilizamos para o tratamento da cervicalgia a técnica de Mckenzie (MDT). O MDT leva em consideração não somente os sintomas e sim a investigação e tratamento da origem da dor. O paciente é tratado com o objetivo de aliviar a dor, mas também é orientado quando a postura e exercícios que irão permitir que as recidivas não ocorram na mesma frequência. É o que chamamos de auto tratamento. O paciente é ensinado a prevenir a dor através de ajustes posturais e exercícios que melhoram o alinhamento do pescoço e a distribuição de carga durante o movimento.

Estudos radiográficos realizado pela revista SPINE nos EUA, Ordway et al 2000, mostrou que exercícios da técnica de Mckenzie restauram a postura do pescoço trazendo o mesmo para um alinhamento mais adequado diminuindo a chance de recidiva. Outro estudo, Abdulwahab et al 2000, investigou a eficácia desses exercícios em pacientes com dor no pescoço que iam até o braço e verificou que eram eficazes para a redução dos sintomas e dos reflexos. Além disso, verificou que quando a cervical está mal posicionada (má postura) a dor aumentava e os reflexos diminuíam.

[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone4″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”CENTRAL DE ATENDIMENTO”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]

No Instituto RV a técnica de Mckenzie (MDT) é utilizada em conjunto com outras técnicas que formam o programa de Tratamento RCV (Reequilibrio da coluna vertebral) elaborado pelos profissionais do Instituto. A eficácia é alta e dificilmente o tratamento passa de 10 sessões.

Marque sua consulta em uma das Unidades do Instituto RV.

Veja as principais dúvidas dos nossos pacientes sobre o tratamento da coluna

[widgets_on_pages id=”Coluna”]

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?