Dores no maxilar? Você sabe o que é ATM?

O nome é desconhecido, mas essa é uma das articulações mais atuantes do nosso corpo, além de extremamente importante para que realizemos funções básicas, como se alimentar e falar. A Articulação Temporomandibular, comumente chamada de ATM, fica localizada um pouco à frente da nossa orelha, e é o ponto de eixo da mandíbula, que abre e fecha, permitindo a abertura oral.

A ATM pode sofrer diversas sobrecargas mecânicas, ora ligadas à musculatura da região, e ora relacionada às estruturas articulares. O mais comum é que os problemas sejam mistos, e também ligados às alterações de movimento da cervical.

Quando a alteração está ligada à musculatura, há grandes chances do problema estar nos hábitos parafuncionais, aqueles movimentos que inconscientemente fazemos, como ranger os dentes (bruxismo) e apertar os dentes durante o dia, ocasionando fadiga e dor muscular por utilização em excesso.

Já nas desordens articulares, as chances de sobrecarga mecânica são maiores, e o problema pode estar na má utilização da mandíbula nas atividades funcionais, perda de contato com o disco articular e problemas posicionais (posturais) durante o dia.

A ATM é complexa, tem características únicas, mas pode ser tratada. A consulta com um profissional adequado, como o fisioterapeuta, é extremamente importante para evitar a perda da função, lesões irreversíveis e cirurgias.

Tem dores para mastigar? Sente seu maxilar estalar? O Instituto RV trata problemas na ATM em Perdizes, Moema e Tatuapé. Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *