Fisioterapeuta esportivo para praticantes de corrida

A corrida tem se tornado um dos esportes que mais cresce no mundo. Com a popularização da atividade, cresceu também a diversidade de praticantes, que vão desde corredores amadores sem orientação, até ultramaratonistas, com equipes multidisciplinares para garantir o alcance de melhores resultados.

É importante, no entanto, que façamos um alerta sobre a necessidade de, ao começar a correr, buscar orientação de um fisioterapeuta esportivo, para que ele identifique meios para evitar as lesões mais frequentes aos corredores, já que as exigências mecânicas e nutricionais são diferentes para cada tipo corredor e cada tipo de corrida.

Um trabalho de prevenção de lesões para corredores pode incluir o controle de inflamações e exercícios para melhorar a flexibilidade, força e controle neuromuscular de forma geral, mas tudo isso respeitando a individualidade e a especificidade de cada praticante, seja ele amador ou profissional. Afinal, em um esporte onde os praticantes são tão diferentes, isso é fundamental.

Um fisioterapeuta esportivo vai considerar uma abordagem mais global na relação corrida-lesão, que inclui a aptidão física do corredor, habilidades, objetivos, nutrição, hábitos de sono e, inclusive, erros que o corredor possa estar cometendo no seu treinamento, como, por exemplo, excessos, em velocidade e tempo. Curiosamente, esses são responsáveis por mais de 70% das lesões de corrida, demonstrando claramente a importância de orientações corretas para a prática esportiva.

Poucos são os aspectos na corrida que podem ser adotados por todos os grupos indiscriminadamente, como diminuir o deslocamento vertical excessivo e evitar a aterrissagem com o pé bem à frente do centro de massa (overstriding). Esses exemplos aumentam as demandas mecânicas durante a corrida, amplificando o gasto energético e a chance de lesão. De resto, a orientação individualizada ainda é o melhor caminho.

Nossa orientação, no Instituto RV, é para que analisemos cada vez mais o corredor, e não a corrida, para verificar as individualidades e a pré-disposição de cada praticante, sendo, dessa forma, possível prescrever a melhor profilaxia e o melhor tratamento.

Quer começar a correr? Procure os fisioterapeutas esportivos do Instituto RV! Atendemos fisioterapia esportiva em Moema, Perdizes e Tatuapé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *