Hipercolesterolemia: "Colesterol alto"

Por Dra. Karin Roberta Dantas Paciulo Instituto RV

Vemos a cada dia um aumento no número de pessoas que apresentam níveis de colesterol elevado, estando o colesterol total acima do recomendado, como o LDL – também conhecido como “colesterol ruim” – e baixos níveis de HDL – também conhecido como “colesterol bom”.

O aumento nas taxas sanguíneas do colesterol pode ser um fator genético, porém, isso ocorre em apenas 5% dos casos. Nos outros 95%, o principal fator é alimentação. O consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol, como carboidratos refinados, açúcares e aqueles ricos em gordura saturada e gordura trans, aumenta a produção da gordura e, assim, os níveis de colesterol no sangue. Estes alimentos são: massas brancas, pães, bolos, doces, biscoitos recheados, sorvete, etc.

Níveis alterados de colesterol podem trazer consequências graves ao organismo. Essa gordura livre, quando oxidada no sangue, forma placas de gordura na artéria, podendo levar, no futuro, a uma arteriosclerose, comprometendo o fluxo sanguíneo nas artérias e causando doenças como trombose, infarto e AVC.

Como tratar então esse colesterol alto?

Além das mudanças na qualidade da dieta, como a redução no consumo de carboidratos refinados, substituindo-os pelos integrais, diminuição no consumo de gordura saturada e trans, alguns alimentos funcionais também são bem-vindos para auxiliar em uma redução mais rápida e efetiva do colesterol.

Podemos listar alguns alimentos principais:

  • Peixes e linhaça: São ricos em ômega 3. Essa gordura é essencial para reduzir os níveis de colesterol. Os peixes devem estar na alimentação pelo menos 2 vezes na semana. Já a linhaça pode ser incluída diariamente na alimentação.
  • Alho: Possui substâncias que agem no fígado, auxiliando na redução do colesterol. Deve ser consumido cru para que tenha este efeito.
  • Azeite de oliva: Rico em ômega 9 e polifenóis, é um óleo que ajuda a proteger as artérias e a aumentar o HDL.
  • Uva: Mais precisamente o vinho tinto ou suco integral da uva. Possuem potentes antioxidantes, que auxiliam na proteção contra oxidação do colesterol livre no sangue, protegendo as artérias.

Para saber mais e tratar de forma individualizada o seu caso, agende uma consulta no Instituto RV.

Fonte: Nutrição Funcional

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