Músculos estabilizadores da coluna vertebral

Os músculos abdominais são essenciais no auxílio de movimento, sendo músculos estabilizadores da coluna vertebral globais. São responsáveis por movimentos mais amplos, como flexão e extensão da coluna.

No entanto, alguns músculos mais profundos, como o transverso do abdômen e o mutifídus, são estabilizadores locais, e têm como função controlar movimentos de translação e cisalhamento das vértebras. Portanto, são protetores essenciais para todos os componentes que envolvem a unidade vertebral.

Alguns estudos comprovam que em situações de dor aguda ou crônica, esses músculos profundos perdem a capacidade de contração antecipatória ou contraem com atraso. Casos assim, acontecem em situações como:

  • Levantar uma carga;
  • Espirrar ou tossir;
  • Realizar trocas posturais (de sentado para em pé, por exemplo).

Muitas pessoas que apresentam desequilíbrios e falta de treinamento dos músculos profundos podem relatar dor na coluna. Por isso, em muitos treinamentos funcionais para a coluna vertebral, devemos treinar também os músculos estabilizadores da coluna vertebral locais.

A fisioterapia especializada, através da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral (ESV), conseguem recuperar a ativação normal desses músculos, diminuindo a dor e fazendo com que a recidiva ocorra com menor frequência.

Todos os profissionais do Instituto RV utilizam a técnica de ESV para tratamento e prevenção da dor na coluna vertebral.

Agende já sua consulta com um de nosso profissionais nas Unidades Moema, Perdizes, Tatuapé, Santana e Alphaville.

 

Links relacionados: reequilibrio pelvico,hernia de disco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *