Pilates ajuda a combater a ansiedade.Veja os benefícios proporcionados pelo pilates a esse tipo de queixa,tão comum nos dias atuais.

Por Instituto RV- Maysa Montemurro

Pilates exercicio controlado A respiração é básica para a vida, mas ninguém nos ensina como é a forma mais correta de respirar e, por isso não lhe damos a devida importância. É um dos princípios do método pilates, que enfatiza a realização de todos os exercícios em um ritmo respiratório, já que ao inspirar e expirar profundamente utilizamos a maior parte dos pulmões, otimizando a circulação do sangue oxigenado para todos os tecidos do corpo e melhorando a nutrição de todo o organismo.
Segundo Joseph Pilates, o criador do método a forma correta de respirar durante a realização dos exercícios, é inspirar puxando o ar pelo nariz expandindo as costelas tridimensionalmente e expirar soltando o ar pela boca esvaziando as costelas, sempre adequando o ritmo respiratório com o movimento realizado.
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente à interpretação de uma situação de estresse. Desta forma a pessoa que está sempre em um estado de tensão e ansiedade acaba interrompendo a respiração correta como uma forma de defesa, ocasionando um bloqueio do músculo diafragma.
De acordo com a psicologia corporal de Wilhem Reich, que mapeou o corpo humano em sete couraças e afirmou assim como Joseph Pilates que o corpo e a mente devem sempre ser trabalhados juntos, a ansiedade causa um bloqueio direto na couraça diafragmática. E um diafragma inibido afeta todos os sistemas já que ele está conectado a coluna, a musculatura abdominal, órgãos internos, nervos, veias e artérias.
Como o Pilates trabalha a respiração correta, mobiliza essa região na medida em que a respiração é solicitada durante o movimento, no início sendo consciente e programado, mas após a constante realização um ato automático. Assim a respiração profunda e completa começa a ser realizada o dia todo e não só durante a prática de Pilates controlando a ansiedade.

“Respirar é o primeiro e último ato da vida. Nossa própria vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável observar milhões de pessoas que nunca aprenderam a dominar a arte da respiração correta.” (Joseph Pilates)

Links Relacionados: Pilates , Músculos Estabilizadores

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *