Pilates para melhorar alterações posturais e o crescimento da obesidade nas crianças e adolescentes.

Por Instituto RV- Patricia Barros
As alterações posturais, dores, atividades físicas e busca por uma qualidade de vida melhor faz parte do mundo da criança e adolescente.

As crianças devem ser ensinadas e bem orientadas quanto a essas questões, levando-se em consideração, que na fase final da infância e inicio da adolescência é que ocorrem as principais transformações em termos físicos e mentais.

Desde muito cedo as criança passam a ter uma rotina carregada, tudo se inicia nos hábitos escolares, as crianças passam horas sentadas em uma cadeira durante aula, podendo adotar uma posição mais relaxada e inadequada, carrega mochila pesada nas costas ou nas mãos. Os hábitos adotados como forma de diversão e distração nos dias de hoje já não são dos mais ativos e saudáveis como, jogar videogame, mexer no computador e assistir tv. Cada vez mais espertas e antenadas com o mundo,querem fazer suas próprias escolhas e ganham os pais, porém são facilmente influenciadas, podendo até mesmo atingir sua alimentação, onde dão cada vez mais preferencias para fast foods, contribuindo muito para o aumento da obesidade na infância e adolescência.

Uma excelente forma de gastar energia, se manter ativo, manter músculos fortes e de se distrair é praticando o Pilates.

Para as mães que tem lá suas duvidas o Pilates pode ser praticado a partir dos 4 anos de idade, onde se é trabalhado de forma lúdica respeitando a idade e os limites de cada um, respeitando regiões de crescimento ósseos e preparando para o chamado estirão do crescimento utilizando cargas e exercícios em alongamentos controlados, contribuindo para a correção dos desvios posturais e possíveis dores, induz a disciplina, concentração, coordenação motora e diminui o estresse infantil.

Um estúdio de pilates proporciona a criança ou adolescente uma divertida brincadeira de gente grande com aulas lúdicas, que englobam movimentos, que fazem parte do universo infantil como ¨cambalhotas¨ e do universo dos adolescentes como os esportes, utilizando acessórios como discos, bolas, rolos de espuma e meia lua, equilíbrio sobre objetos, que com certeza contribuirá para o adulto do amanhã.

Links relacionados: Pilates, Lesões de coluna em jovens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *