Prevenção e autotratamento: a fisioterapia encarada como hábito diário

Você conhece o Método McKenzie?

O tratamento de coluna e membros, desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin Mckenzie, se baseia numa filosofia de envolvimento ativo do paciente e proporciona independência no tratamento de longo prazo.

Na cultura brasileira, esse é um método de contramão, pois os conceitos biomédicos e anatomopatológicos criam uma grande barreira na promoção da realidade proposta pelo método: exercícios em casa (curtos, espaçados no dia) funcionam, inclusive como método preventivo.

Tracemos o paralelo com pequenos hábitos diários de todos nós: escovamos os dentes, cortamos as unhas, tomamos banho, hidratamos a pele e nos preocupamos com nossa alimentação. Tudo isso são hábitos de prevenção! Logo, sugerir ao paciente a realização de exercícios diários preventivos não deveria ser visto com dificuldade, nem pela área médica, nem pelos próprios pacientes, que ainda encaram com ceticismo a prevenção.

Com base nesse conceito e tendo a autossustentabilidade como premissa, o Instituto RV desenvolveu o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, um tratamento rápido, acessível e, principalmente, definitivo, que tem como finalidade o alívio da dor e a independência do paciente em longo prazo por meio da educação pós tratamento.

Se você tem um problema na coluna, entenda que ele não deve ser limitador, e que algumas mudanças nos seus hábitos diários podem melhorar muito a sua qualidade de vida.

Precisa de ajuda? Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?