Tendinite de Calcâneo – Tratamento em Moema e Perdizes

A Tendinite de Calcâneo é um processo degenerativo do tendão calcâneo (conhecido como tendão de Aquiles), causado por micro lesões de suas fibras, processo que gera incapacidade e dor na perna.

Geralmente ocorre por aumento da intensidade de treinos esportivos, desequilíbrios musculares e alterações de pisadas (pronada e supinada), que podem depositar muito estresse no tecido tendíneo durante as atividades.

Os principais sintomas da Tendinite de Cancâneo são: dor ao iniciar um movimento, com melhora durante a atividade e piora depois, dor local no calcâneo ou no trajeto do tendão, dificuldade para realizar corridas e deslocamentos, saltos e até mesmo caminhadas.

Se não tratado, o processo degenerativo da Tendinite de Calcâneo pode avançar, criando uma ruptura maior ou até mesmo uma ruptura total. Para evitar seu avanço, a fisioterapia é o tratamento de escolha, cujo objetivo é diminuir a dor e restaurar a movimentação normal do membro afetado.

O tratamento

Muito se fala sobre as diferentes técnicas de tratamento para Tendinite de Calcâneo na fisioterapia, onde vários recursos podem ser utilizados, como Ultrassom, Laser, Bandagens, Terapia de Choque, Crioterapia, Palmilhas e Exercícios Terapêuticos.

De todas essas modalidades, o exercício de fortalecimento (principalmente aquele que utiliza mais a fase excêntrica) é a primeira intervenção no tratamento de Tendinite de Calcâneo, já que possui uma maior capacidade de recuperar as micro lesões e reparar o tecido lesionado. Há baixa e pouca evidência para as outras modalidades de tratamento, como Bandagens, Ultrassom e Laser.

O Exercício Terapêutico de fortalecimento precisa seguir regras de proteção, para que o estímulo mecânico não ultrapasse a capacidade do tendão lesionado, aumentando a lesão. Procure sempre um fisioterapeuta experiente para poder prescrever a dose certa de exercícios.

No Instituto RV, possuímos um protocolo completo de exercícios para tratamento de Tendinite de Calcâneo. As sessões de fisioterapia são realizadas individualmente, o que aumenta a eficácia do tratamento, pois permite ao fisioterapeuta um acompanhamento mais específico sobre os tipos e doses dos exercícios prescritos.

Eventuamente, pode-se usar a Baropodometria Computadorizada para verificar se há alterações significativas da pisada e subsequente prescrição de palmilhas. No Instituto RV usamos a tecnologia 3D para a produção de palmilhas, onde para cada tipo de pé e de pisada é confeccionada uma palmilha específica.

Após a recuperação da dor e função e início do reequilíbrio muscular, o paciente é orientado a retornar às atividades físicas e ocupacionais, sem restrição.

Está procurando tratamento para Tendinite de Calcâneo em São Paulo? Ligue para as unidades de Moema, Perdizes ou Tatuapé do Instituto RV!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *