Gestação e Nutrição Funcional

Entenda como a nutrição funcional pode deixar a gestação mais saudável.

Nutrição funcional Gestante

 

A gestação é um momento transformador na vida de uma mulher. Centenas de modificações físicas e sensoriais acontecem tornado a gestação uma fase única. Gerar um ser humano, pensando na fisiologia do corpo e de todas as funções que são modificadas pelo organismo em prol do feto. É muito mais complexo do que imaginamos.

Somos formados exclusivamente de nutrientes, e um feto demanda uma quantidade extremamente abundante de nutrientes provenientes do organismo da mãe e por isso toda gestante necessita de um acompanhamento nutricional para garantir sua saúde e a do bebê.

Uma gestante bem nutrida, garante a formação perfeita de todos os órgãos do feto, além de garantir uma boa saúde após o nascimento com o fortalecimento do sistema imunológico do bebê resultado de uma ingestão de nutrientes que modularam o sistema imunológico durante a gestação.

Nesse período de constante modificação e adaptação, as necessidades nutricionais aumentam e a mulher sofre com muitas alterações que podem ser amenizadas com uma boa alimentação. Cada trimestre da gestação tem a sua particularidade, e deve ser acompanhada de forma individualizada.

Primeiro Trimestre

No primeiro trimestre ocorre o crescimento, formação e desenvolvimento do feto, por isso a alimentação e suplementação tem que ser reforçada com uma oferta maior de:

  • Ferro
  • Colina
  • Cálcio
  • Zinco
  • Vitaminas D (ajuda na fixação do cálcio nos ossos)
  • Vitamina A (fundamental para o desenvolvimento cerebral e para a formação dos dentes)
  • Vitamina do complexo B (metabolismo energético do feto e da mãe)
  • Ômega3.

Além disso, o ácido fólico previne defeitos na formação do tubo neural que é a estrutura que dá origem à medula espinhal e ao cérebro. O ideal é iniciar a suplementação com ácido fólico 3 meses antes de engravidar e depois continuar com sua ingestão.

Segundo Trimestre

Nessa fase temos algumas vitaminas e minerais importantes como:

  • Vitamina C que ajuda na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico
  • Magnésio, mineral que favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo
  • Vitamina B6 que é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto.
  • Ferro, essencial na produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Ele ainda previne anemias que podem acometer tanto o bebê quanto a mãe.

Terceiro Trimestre

No último trimestre temos o cálcio que auxiliar a produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na boa manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares.

O cálcio e o ferro competem pelo mesmo lugar de absorção e por essa razão deve-se evitar consumir suas fontes juntas.

Importante evitar o excesso de peso da gestante, pois afeta diretamente o bebe, estudos mostram que as gestantes obesas têm maior probabilidade de terem filhos obesos, especialmente se elas tiverem também diabetes gestacional ou síndrome metabólica antes de iniciarem a gestação ou se houver ganho excessivo de peso durante o período.

Estudos em nutrigenômica, uma área que estuda a nutrição e sua interferência na genética, garantem que a nutrição adequada do feto pode programar metabolicamente o organismo do bebe até a sua vida adulta. Isso garante uma proteção para que ele eventualmente evite doenças genéticas como por exemplo obesidade e diabetes.

Fica claro portanto que a  alimentação da gestante deve ser bem equilibrada durante toda a gestação e acompanhada sempre pelo profissional adequado. A nutrição funcional vai garantir que todos os nutrientes essenciais em cada período sejam oferecidos, através de orientações especificas de alimentos permitidos e não permitidos, um cardápio equilibrado com as modulações de cada alimento respeitando a individualidade bioquímica de cada gestante e garantindo uma suplementação adequada para cada fase e auxiliando também para a prevenção de parto pré-maturo. Importante que o profissional ajuste as quantidades adequadas em carboidratos, proteína e gorduras na dieta, para que a gestante tenha um ganho programado de peso para cada trimestre, de acordo com as necessidades, evitando assim, um excesso de peso que pode acarretar em consequências desagradáveis como diabetes gestacional, pré-eclampsia e pressão arterial elevada garantindo uma boa saúde para mãe e para o bebê.

A nutricionista funcional do Instituto RV, Dra. Daniela Mensinger Santos, elabora um plano individual com acompanhamento mensal para a gestante, com dietas e suplementos adequados a cada trimestre da gestação. Garanta sua saúde e de seu bebê nessa fase tão importante da vida!

Clique aqui e saiba mais sobre Nutrição Funcional ou ligue 20911267.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *