Nutrição Esportiva e Bioimpedância

2 de novembro de 2015

É direcionada a praticantes de atividades física ou pessoas que querem iniciar uma mudança nos seus hábitos começando a praticar algum tipo de atividade, visando uma melhora na performance e na qualidade de vida, buscando equilíbrio entre corpo e mente. A prática de atividade física pode proporcionar benefícios à composição corporal, à saúde e à qualidade de vida, mas nem sempre representa um equilíbrio no organismo. As alterações fisiológicas e os desgastes nutricionais gerados pelo esforço físico podem conduzir o atleta ou praticante de atividade física a um desequilíbrio se não houver a compensação adequada do esporte. As pessoas atualmente apresentam um alto nível de estresse, não se alimentam corretamente, tendo necessidade de uma suplementação para complementar a alimentação ajudando a alcançar o objetivo desejado.

A dieta e a suplementação são feitas respeitando a individualidade bioquímica de cada paciente e será direcionada conforme as necessidades do indivíduo como a perda de peso, perda de gordura localizada, ganho de massa muscular, performance e preparo físico. A Nutrição Funcional compreende a interação entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações existentes entre os aspectos bioquímicos, fisiológicos, genéticos, emocionais e cognitivos, bem como todo o funcionamento físico de cada indivíduo.

Para que o cardápio seja mais fidedigno é importante fazer o exame de bioimpedância que avalia a composição de gordura total e segmentada (troncos e membros), massa magra total e segmentada (troncos e membros), quantidade de água corporal e idade metabólica.

A Bioimpedância é um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo fazendo a leitura das variáveis. O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.

Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchada ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.

O aparelho calcula:

  • Peso;
  • Porcentagem da gordura corporal completa;
  • Porcentagem da gordura corporal segmentar (incluindo o braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tronco);
  • Porcentagem da água corporal total;
  • Massa muscular completa;
  • Massa muscular segmentar (incluindo braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tronco);
  • Ingestão calórica diária (DCI);
  • Idade Metabólica;
  • Massa óssea;
  • Gordura visceral.

Leia mais sobre Nutrição Funcional

  • Nutrição Funcional e Gestação

    A gestação é uma das fases mais importante da vida de uma mulher. Gerar um ser humano, é muito mais complexo do que se imagina, pensando na fisiologia do corpo e de todas as funções que são modificadas pelo organismo em prol do feto.

    Saiba Mais
  • Nutrição Esportiva e Bioimpedância

    É direcionada a praticantes de atividades física ou pessoas que querem iniciar uma mudança nos seus hábitos começando a praticar algum tipo de atividade, visando uma melhora na performance e na qualidade de vida, buscando equilíbrio entre corpo e mente.

    Saiba Mais