Nutrição Funcional na Gestação

2 de novembro de 2015

Nutrição funcional Gestante 2

A Nutrição Funcional na Gestação é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê.

A gestação é uma das fases mais importante da vida de uma mulher. Gerar um ser humano, é muito mais complexo do que se imagina, pensando na fisiologia do corpo e de todas as funções que são modificadas pelo organismo em prol do feto.

Toda gestante necessita de um acompanhamento nutricional para garantir sua saúde e a do bebê. Somos formados exclusivamente de nutrientes, e um feto demanda uma quantidade extremamente abundante de nutrientes provenientes do organismo da mãe. Portanto, uma gestante bem nutrida, garante a formação perfeita de todos os órgãos do feto, além de garantir uma boa saúde após o nascimento com o fortalecimento do sistema imunológico do bebê, quando a ingestão de nutrientes que modulam o sistema imunológico é realizada de forma adequada na gestação.

A nutrição adequada também garante o funcionamento adequado do metabolismo da gestante, prevenindo o surgimento de diabetes gestacional, ganho excessivo de peso e pré-eclampsia. O uso de alguns alimentos e suplementos nessa fase, podem auxiliar também na prevenção de parto pré-maturo .

Mas a nutrição funcional vai além. Estudos em nutrigenômica, uma área que estuda a nutrição interferindo na genética, garante que a nutrição adequada do feto pode programar metabolicamente o organismo do bebe até a sua vida adulta, para que doenças que ele eventualmente tenha em sua genética como, por exemplo, obesidade, diabetes, etc., não se manifestem.

A nutricionista funcional do Instituto RV, Dra. Daniela Mensinger Santos, elabora um plano com acompanhamento mensal para a gestante, com dietas e suplementos adequados a cada trimestre da gestação. Garanta sua saúde e de seu bebê nessa fase tão importante da vida!

Nutrição Funcional e Bebês 0 a 2 anos

Nasce um bebê, nasce uma mãe. E com ela muitas dúvidas e inseguranças no que diz respeito a alimentação de seu bebezinho.

A organização mundial da saúde, recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida. Isso porque, o leite materno garante ao bebê, todos os nutrientes necessários para seu adequado desenvolvimento, além de fornecer anticorpos da mãe e bactérias probióticas, que irão proteger o organismo do bebê de doenças.

A colonização do intestino do bebê formará sua microbiota de proteção e isso é de extrema importância para sua saúde na primeira infância e vida adulta, prevenindo doenças de ordem imunológica (alergias, por exemplo) e isso só o leite materno pode oferecer.

Com a nutrição funcional, a mamãe receberá orientações e dieta adequadas para a fase de lactação, garantindo todos os nutrientes necessários para produção de leite e que este leite seja também rico em nutrientes para o seu bebê.

A partir dos 6 meses, começa a introdução de alimentos sólidos, e essa fase é muito importante, pois irá definir os hábitos alimentares da criança.

A nutricionista do Instituto RV, Dra. Daniela Mensinger Santos, orienta as mamães de forma personalizada, em como fazer esse desmame. As mamães recebem um livreto na consulta,  e semana a semana são orientadas do que introduzir na alimentação de seu bebê a partir dos 6º mês de vida evoluindo gradativamente até os 2 anos de idade.

Além disso, nas consultas a nutricionista montará com a mãe um cardápio para facilitar a visualização, compras e preparo das papinhas com receita.