Alinhando a postura

Matéria originalmente postada no site Gazeta Digital.

Dores na coluna, postura incorreta, dificuldade para carregar peso ou fazer algum esforço. Para resolver esses problemas três técnicas são utilizadas pelos fisioterapeutas do Instituto RV: RCV, Pilates e RPG.

Os nomes parecidos confundem a cabeça de quem procura um tratamento alternativo para problemas na coluna. O fisioterapeuta explica as diferenças entre estas técnicas. “Os treinos são diferentes. O Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV) é usado em casos de dor mais aguda, nos músculos que sustentam a coluna. Já o pilates é mais para condicionar o corpo e também alinhar a coluna. Na Reeducação Postural Global (RPG) é tratada uma musculatura mais superficial através de posturas”.

Além de fraturas, as técnicas também são contra-indicadas para pessoas com tumores ósseos e patologias da cauda equina.

De origem francesa, a RPG trabalha o alongamento das cadeias musculares exclusivamente para pessoas com alteração na curvatura da coluna. A RPG e o pilates são preventivos, sendo recomendados para pessoas mais novas e o RCV é indicado para quem já apresenta dor aguda ou crônica.

O RVC é um tratamento que mescla terapia manual e novas tecnologias. Utiliza uma maca de descompressão, melhorando as dores na coluna e a circulação sanguínea da região. O tratamento tem quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios de estabilização segmentar.

No pilates, é estimulado o alongamento e fortalecimento do corpo, proporcionando consequentemente uma melhor postura. O especialista usa aparelhos que auxiliam no ganho de força e resistência muscular. “Muitas academias utilizam o pilates para melhorar o condicionamento físico e o tônus muscular. A técnica define os músculos, melhora o metabolismo e a capacidade cardiorespiratória”.

Para o fisioterapeuta o ideal é iniciar o tratamento ainda na adolescência. “Nessa fase, começam as alterações posturais, também causadas pelo estilo de vida. Para evitar um tratamento mais severo é melhor que se inicie na adolescência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *