Palmilhas Posturais

5 de setembro de 2015

As palmilhas posturais são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna. Elas são proprioceptivas, isto é, possuem a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, assim como a força exercida por ele, e fazem com que a distribuição de carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam a dor, equilíbrio e postura.

As palmilhas posturais são mais comumente indicadas para:

  • Pés planos (pé chato) e cavos;
  • Esporão calcâneo;
  • Fascite plantar;
  • Metatarsalgias;
  • Neuroma de Morton;
  • Dores lombares devido a alterações mecânicas originadas no pé;
  • Dores nas articulações de quadril, joelho e tornozelo;
  • Diferenças de comprimento dos membros inferiores;
  • Pés diabéticos;
  • Melhora do conforto durante caminhada ou prática esportiva.

No Instituto RV, as palmilhas posturais são feitas sob medida e produzidas com tecnologia 3D, o que torna seu processo de desenvolvimento muito mais personalizado, eficaz e com muito mais recursos.

a_podaly_post_7

Estudos e indicações

Estudo realizado por Josiane S. Almeida em 2009 apontou que pessoas que utilizaram palmilhas tiveram redução dos níveis de sintomas na coluna lombar e pé. Já mais recente, um Guideline da revista Jospt mostrou forte evidência de que o uso de palmilha pode diminuir a pronação do pé e o stress da banda medial da fáscia em pacientes com fascite plantar, diminuindo a dor em até 3 semanas.

Os pés planos (pé chato) possuem grandes picos de pressão na região do médio pé (20 a 25% maior) quando comparados a um pé normal, e no pé cavo (arco alto), há um significativo aumento do pico de pressão na região lateral, que podem gerar dores. A palmilha postural resolve isso!

Os altos picos de pressão plantar em indivíduos com diabetes também são um importante indicativo da necessidade de adaptação por meio das palmilhas posturais, já que eles podem causar ruptura da pele e úlceras plantares. A distribuição desses picos de pressão diminui o risco de ulceração nas regiões das cabeças dos metatarsos ou calcanhares, comuns em pés diabéticos. O Instituto RV trabalha com palmilhas de diferentes densidades para aumentar o conforto nesses casos.

Como são feitas

Inicialmente, os pés do paciente são escaneados utilizando uma tecnologia 3D, para que as palmilhas tenham o formato exato de seus pés. Após isso, é possível desenvolver palmilhas para todos os tipos de calçados, sempre respeitando a anatomia dos pés, e fazendo os ajustes e correções necessárias para aquele paciente. Após a finalização do projeto, a palmilha é produzida com um equipamento altamente preciso, dando qualidade máxima à palmilha postural. Então, nosso sistema produz automaticamente as palmilhas como foram projetadas.

As palmilhas posturais são confeccionadas com materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade e pouca espessura. Possuem tecnologia para absorver o suor e ajudar na transpiração, além de propiciar uma sensação de conforto ao pé, podendo ser utilizada na maioria dos calçados.

As palmilhas atuais têm como vantagem a questão funcional e o conforto, pois seu material não restringe os movimentos e não gera desconfortos. A tecnologia 3D do Instituto RV permite fazer palmilhas para todos os calçados, inclusive calçados com palmilhas finas, de 3 a 5mm, como chuteiras e sapatilhas.

Palmilhas esportivas

A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois melhora o conforto e reduz as chances de desenvolver lesões nos pés. Seus principais benefícios e efeitos são:

  • Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
  • Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
  • Diminuição do Gasto Energético;
  • Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.

Para cada tipo de esporte existe uma palmilha esportiva específica, que leva em consideração a sobrecarga exercida nos pés durante a movimentação naquela atividade. Para se informar, procure o Instituto RV e faça uma avaliação.

Está procurando por palmilhas posturais e esportivas em São Paulo? Consulte uma das nossas unidades, em Moema, Perdizes ou Tatuapé!

Leia também sobre: pisadas em ante pé 

Leia mais sobre Baropodometria e Palmilhas Posturas

  • Palmilhas Posturais

    As palmilhas posturais proprioceptivas são utilizadas no tratamento de alterações posturais e dores articulares de membros inferiores e coluna…

    Saiba Mais
  • Palmilhas Esportivas

    A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticantes de atividade física que desejam melhorar o conforto e reduzir a chance de desenvolver lesões nos pés. Já que a palmilha postural (que corrige a pisada no longo prazo) é contra indicada durante a atividade física, pois os elementos de correção podem gerar dor, calosidades e edema ósseo…

    Saiba Mais
  • Esporão de Calcâneo

    Esporão de Calcâneo é uma proeminência óssea que surge no osso calcâneo por aumento da tensão da fáscia plantar ou do tendão calcâneo. Pode-se localizar na inserção de ambos ou no próprio osso do calcanhar…

    Saiba Mais
  • Fascite

    Fascite plantar é a patologia do pé mais tratada por profissionais de saúde. Estima-se que aproximadamente 2 milhões de americanos referem dor na fáscia plantar durante o ano. Fascite plantar se caracteriza por dor no calcanhar principalmente nos primeiros passos do dia ou ao andar após longos períodos sentado em repouso…

    Saiba Mais