Alongamento no Pilates durante a gravidez

A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher, mas ela pode ser um momento ainda mais especial, se você estiver livre de dores, tensões musculares que comumente aparecem durante este período. É fato que por um processo natural do corpo a preparação para a chegada do bebê, ele passa por inúmeras transformações e as dores são características deste período, em algumas gestantes podem ser mais agressivas e outras menos.

Uma das sugestões são os alongamentos, dentro do Pilates realizados com bolas, rolinhos, ou nos aparelhos específicos do método, a mamãe é orientada verbalmente e ao toque a realizar o alongamentos de grupos musculares específicos, que se tornam mais encurtados pelo processo de modificação corporal, como peitoral , adutores da coxa, paravertebrais lombares, quadrado lombar e musculatura posterior dos membros inferiores .

Os benefícios são: aumento da capacidade funcional, diminuição das compensações musculares e redução dos sintomas e desconfortos da gravidez e também do puerpério (fase pós parto até 6 semanas).

O baixo impacto, orientações especificas, exercícios direcionados, ambientes calmos e aconchegante faz com o Pilates se torne o queridinho das novas mamães.

 

Fonte : DE CONTI, Marta Helena Souza et al. . Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *