10 Benefícios do Pilates para a gestante

 

Por Instituto RV- Patricia Barros

Toda mulher deseja ser mãe em algum momento da vida, uma época tão aguardada tem que ser vivida com a melhor integridade física e mental.A gravidez é um momento magico, para a mulher e com ela muitas duvidas surgem,como exercícios físicos durante esse período a sua intensidade e frequência.

No segundo trimestre as alterações musculoesqueléticas são mais evidentes e algumas características bem especificas são encontrada na gestante:

– Hiperlordose lombar;
– Rotação interna de ombros;
– Rotação lateral dos fêmures;
– Hiperextensão dos joelhos;
– Fraqueza da musculatura dorsal;
– Músculos abdominais mais estirados e fracos;
– Encurtamento de musculatura lombar e flexora de quadril;
– Mudança no centro de gravidade.

O Pilates é importante e se enquadra como forma de atividade física controlada nesses casos,pois respeita a individualidade e capacidade física de cada gestante,afinal lidamos com todo tipo de mãe, que faz ou não atividades físicas e isso também determina a intensidade e frequência da atividade física a ser realizada na gestação.

Benefícios do Pilates na gestação:

-Melhora do condicionamento físico;
-Controle do peso;
Fortalecimento muscular global (ênfase musculatura abdominal, facilitando o trabalho de parto);
-Melhora da musculatura de assoalho pélvico (relacionado com a incontinência urinária);
-Fortalecimento de membros superiores (que carregará o bebê em poucos meses e por conta o aumento das mamas);
– Trabalho respiratório;
-Mobilização da coluna que sofreu alterações posturais causando dores;
-Fortalecimento de membros inferiores melhorando a circulação;
-Melhora do humor;
-Melhora do sono.

Antes de iniciar o Pilates consulte seu médico para saber sobre a evolução da sua gravidez, o Pilates é indicado para mulheres que já o praticavam mesmo antes da gestação, já em casos de vida sedentária alguns especialistas indicam que inicie apenas no segundo trimestre.

 

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