Beneficios do Pilates após o segundo trimestre de gravidez

Fonte Patricia Barros – Instituto RV

Durante o período gestacional muitos sinais e sintomas vão aparecendo por conta da preparação para gerar uma nova vida. Desses separamos os mais comuns:

  • Inchaço nos pés/pequenos vasos
  • câimbras
  • Dor coluna lombar
  • Perda de urina
  • Falta de ar

Uma gestação normal pode durar até 42 semanas e essa gestante não precisa sofrer durante este período. A gestação é um momento muito importante na vida de uma mulher e deve ser vivido e aproveitado com muita saúde e disposição para curtir cada momento.

Em 70% dos casos a gravidez esta associada a um quadro de insuficiência venosa dos membros inferiores, isto é quando o nosso corpo não consegue drenar o liquido presente nas pernas. Este quadro se apresenta duas formas:

Leve – aparecimento de pequenos vasos, dor e cansaço nas pernas ,sensação de pernas pesadas e  inchaço  que se agrava ao permanecer muito tempo de pé;

Grave-  síndrome varicosa quando surgem veias subcutâneas ectasiadas e tortuosas  a famosa varizes.

Isto acontece porque há uma modificação da taxa hormonal com níveis elevados de estrogênio e progesterona atuando na parede das veias, aumentando o tamanho do vaso e inibindo da contratabilidade muscular dificultando seu retorno.

Ouro fator é que nesta fase há o aumento do volume de sangue circulante na região pélvica, por conta do útero criando uma barreira para o retorno venoso.

Alguns fatores podem agravar o quadro, como;

  • Obesidade;
  •  Idade;
  •  posição laboral( muito tempo em pé);
  •  aumento da pressão intra abdominal.

Estes sintomas costumam regredir após o parto, nos casos mais leves, mas é de extrema importância que a gestante adote as chamadas medidas profiláticas desde o inicio da gestação para assim evitar o desenvolvimento das doenças venosas e suas complicações.

O Pilates pode ajudar nesta tarefa , tendo como objetivo melhorar cada um dos fatores citados acima.

Pensando nisso o Instituto RV trouxe uma amostra de exercícios e posicionamentos dentro do nosso Studio de Pilates que realizamos e orientamos as futuras mamães, para aliviar e prevenir esse sintomas.

Links relacionados : Cuidados na gestação 

Fonte : Insuficiência Venosa dos Membros Inferiores na Gravidez  Silva, SSantos, L Vasconcelos, L Valentim, H Medeiros, D Albuquerque e Castro, J Mota Capitão, L Artigo Original 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *