Incontinência Urinaria uma doença, que afeta muitas mulheres, que hoje tem no pilates um tratamento alternativo muito eficaz!

Pilates Tratamento

Por Instituto RV- Maysa Montemurro

A incontinência urinária ainda causa certo desconforto entre as mulheres, porém é uma doença que acomete milhões de pessoas e que afeta diretamente a qualidade de vida. Os episódios de perda involuntária de urina durante as atividades do dia-a-dia são causadores de uma condição, que pode trazer sérias implicações médicas, sociais, psicológicas, e econômicas, afetando adversamente a qualidade de vida do indivíduo. No entanto, a incontinência urinária tem sido muitas vezes negligenciada e não tem recebido a considerada atenção, muitas vezes por falta de informação, principalmente, sobre os tipos de tratamento. As mulheres incontinentes raramente falam sobre o seu problema e, quando questionadas, muitas vezes procuram omitir, por se sentirem constrangidas, por esta mesma razão não procuram tratamento.
O fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico é uma das opções de tratamento, pois esses músculos têm importantes funções: contraem-se para manter a continência urinária e fecal, relaxam-se permitindo o esvaziamento intestinal e vesical, evitam o deslocamento dos órgãos pélvicos, participam da responsividade sexual feminina normal e são extremamente distendidos para permitir o parto.

Benefícios do treinamento com pilates:

– Melhora da percepção e consciência corporal da região pélvica;
– Aumento da vascularização local;
– Tonicidade e força muscular.

O método Pilates parte do princípio da “Arte da Contrologia”, no qual todos os movimentos devem ser iniciados e mantidos pela “Casa de Força”, que se trata de um grupo muscular que trabalha a estabilização do segmento lombo pélvico, envolvendo os músculos abdominais anteriores e posteriores, extensores e flexores de quadril e o períneo, justamente a musculatura, que precisamos trabalhar para prevenir e tratar a incontinência urinária.

Links Relacionados: Fisioterapia uroginecologica , Pilates

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *