Pilates na gestação: mamães equilibradas.

Pilates na gestação.

Com as inúmeras mudanças tanto musculoesqueléticas quanto fisiológicas que estão aparecendo conforme o passar das semanas, as futuras mamães requerem mais cuidado e atenção. As alterações hormonais, hemodinâmica e até biomecânica no corpo das gestantes justificam todos os sintomas apresentados tais como: edemas (inchaço), frouxidão ligamentar (preparação do corpo para a saída do bebe), alterações posturais, dores musculoesqueléticas e o comprometimento do equilíbrio postural.

Para a mulher a gravidez é um período onde a coluna sofre uma das maiores mudanças das curvaturas fisiológicas, pelo fato de uma barriga sempre em crescimento, aumento do liquido abdominal, mudanças visualmente perceptível das curvaturas da coluna, aumento das mamas, ganho de peso e deslocamento anterior da pelve. Estudos mostram a presença de perturbação do equilíbrio das gravidas (principalmente o deslocamento anterior), levando em consideração as características citadas acima e ainda uma estratégia de postura adotadas por elas para manutenção do equilíbrio postural durante este período . Quem já reparou no modo como uma gravida senta? Ou permanece de pé? Ou ate mesmo anda?

O equilíbrio não é importante somente quando estamos de pé, mas também quando iremos levantar de alguma cadeia ou sentar, mudar de direção, andar em linha reta. Portanto visto que as desordens vão aparecer naturalmente neste período, é que as futuras mamães precisam treinar este equilíbrio postural.

O Pilates irá contribuir para um fortalecimento muscular equilibrado, trabalhando todas as musculaturas que são mais acometidas pelas mudanças corporais e hormonais, consciência corporal mais aguçada, coordenação motora, aumento do equilíbrio não só estático, mas também dinâmico ativando sempre musculaturas corretas ao andar, sentar, caminhar, pegar objetos para que não haja dor.

Venha experimentar você também futura mamãe você e seu bebe merece esse cuidado. Saiba mais sobre os beneficios do Pilates na gravidez clicando aqui.

 

Fonte : Moreira, Luciana Sobral; Andrade, Sara Rosa de Sousa; Soares, Viviane; Avelar, Ivan Silveira de; Amaral, Waldemar Naves; Vieira, Marcus Fraga- Lilacs 2011 – Patricia Barros Instrutora de Pilates do Instituto RV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *