Pilates na Gestação

O Pilates é uma ótima atividade para a mamãe durante a gestação!!

pilatesgestante

Especialistas estimam que 24% a 90% das mulheres tem dor lombo pélvica durante a gravidez. A maioria acha que a dor passa após o nascimento do bebê, porém 1/3 das mulheres continuam com dor lombar por 1 ano após o parto.

A fisioterapia pode ajudar a diminuir a dor lombo-pélvica durante e após o parto. Intervenções comuns de exercícios terapêuticos, terapia manual e educação são os melhores recursos para o alivio da dor.

Num estudo recente, os autores reviram todos os trabalhos relacionados a dor lombo-pélvica em gravidas desde 1992 até 2013 e analisaram o impacto que a fisioterapia pode ter na grávida. Só foram incluídos estudos que não utilizaram medicação, cirurgia e acupuntura para diminuir a dor. Eles acharam que os exercícios podem diminuir a dor, melhorar a função, e diminuir a quantidade de licença médica por dor nas costas durante a gravidez. Os exercícios tem como foco o fortalecimento dos músculos ao redor da coluna e do assoalho pélvico. Podem incluir no processo exercícios aeróbicos na agua, fortalecimento global, exercícios de resistência e treino de equilíbrio.

No Instituto RV possuímos um programa de treinamento com PILATES exclusivo para grávidas. O Pilates se enquadra como forma de atividade física controlada nesses casos, pois respeita a individualidade e capacidade física de cada gestante, afinal lidamos com todo tipo de mãe, que faz ou não atividades físicas e isso também determina a intensidade e frequência da atividade física a ser realizada na gestação.

Alguns benefícios do @pilates_irv durante a gestação:

  • Melhora do condicionamento físico
  • Controle do peso
  • Fortalecimento muscular global (ênfase musculatura abdominal, facilitando o trabalho de parto)
  • Melhora da musculatura de assoalho pélvico (relacionado com a incontinência urinária)
  • Fortalecimento de membros superiores (que carregará o bebê em poucos meses e por conta o aumento das mamas)
  • Trabalho respiratório
  • Mobilização da coluna que sofreu alterações posturais causando dores
  • Fortalecimento de membros inferiores melhorando a circulação
  • Melhora do humor
  • Melhora do sono

Ligue 20911267 e agende uma aula experimental no Instituto RV e descubra os benefícios do Pilates na Gestação e com essa terapia pode mudar muito esse período especial na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *