R.P.G.

22 de março de 2012

RPG

A Reeducação Postural Global, conhecida por RPG, é um tratamento individual, criado em 1980 por Phillippe Souchard, onde o fisioterapeuta utiliza um conjunto de manobras específicas para melhorar dores e desequilíbrios posturais.

Na RPG, acredita-se que o sistema muscular seja global, e, portanto, um trauma no quadril, por exemplo, possa gerar uma curvatura patológica na coluna, como a escoliose. Isso aconteceria por compensações de movimentos, contraturas musculares e hiperatividade de determinados grupos musculares que ocorrem após um trauma. Além disso, posturas adotadas no trabalho poderiam acarretar desequilíbrios pela hiper utilização de alguns grupos musculares, quando outros estão em constante relaxamento; isso ainda desencadearia alterações posturais e, consequentemente, dor.

A RPG tenta, por meio de uma avaliação sistemática da postura, ativar o que está relaxado e diminuir a atividade dos grupos musculares mais exigidos ao realizar as tarefas do dia a dia, reequilibrando novamente a postura e aliviando dores tencionais. É principalmente indicada em processos de dor como lombalgia, cervicalgia, dores de cabeça e as alterações posturais como escoliose, hiperlordose e pé desabado, entre outras.

Devido ao avanço das pesquisas nos tratamentos posturais e de dor de coluna, o Instituto RV utiliza, juntamente à RPG, diferentes técnicas (como Iso-Stretching, Mckenzie e Estabilização Segmentar Vertebral) durante a sessão, objetivando uma melhora mais rápida do quadro de dor.