Tênis Minimalista X Tênis Tradicional

 

Fonte: Instituto RV – Vinicius Paciulo

Especialista sempre colocaram a pisada de retro pé como ideal para uma melhor performance durante o gesto esportivo de corrida.

A pisada em retro pé é aquela que tem como primeiro contato ao solo o calcanhar,portanto o predomínio de tênis fabricados sempre foi para a pisada em retro pé, onde o DROP (diferença entre a parte de trás e da frente do pé) chega aproximadamente a 12 mm com o objetivo de amortecer o impacto e gerar mais propulsão.

Mas alguns estudos mais recentes, colocam a pisada de retro pé com algumas desvantagens biomecânicas e maior gasto energético quando comparado a pisada médio e ante pé. (K.Berg;P.Deka;C.Ryan;2011 Hanson;2009 Bonacci)

A pisada de médio e ante pé é aquela que o atleta tem como primeiro contato ao solo o meio do pé,proporcionando assim,maior estabilidade e menor gasto energético pela biomecânica global da pisada.

Veja algumas características do tênis minimalista:

Flexibilidade;
Máxima flexibilidade para permitir que o pé movimente-se naturalmente.

Peso;
Mais leve que o tênis tradicional.

Amortercedor
Mínimo amortecimento possível para melhorar a sensação de contacto com o solo.

Drop;
Inclinação quase plana em relação a altura entre o calcanhar e a frente do pé,para minimizar a interferência entre o solo e o pé.

Conforto;
Forma do tenis respeitando a anatomia e a deformação durante o passo.

Estabilidade;
Elementos de apoio do arco do pé e do dispositivo de controlo de pronação.

Mas tome cuidado!

O primeiro passo é determinar o tipo de pisada para a escolha do tênis ideal!

Alem disso, a mudança de um tênis tradicional para minimalista requer treinamento e orientações especificas sobre a biomecânica do gesto esportivo de corrida,pois alguns estudos também relatam, que esse tipo de mudança pode gerar desconforto e dor se feito de forma rápida e não orientada.(Giuliani 2011,Dicharry,Leong 2010 Allison 2012)

Links relacionados: teste da pisada, palmilhas esportivas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *