Cirurgia de coluna X Tratamento não cirúrgico

O disco intervertebral torna-se vulnerável quando rupturas e mudanças por atrição fazem com que o anel fibroso perca a elasticidade. Alem disso, o fator da fluência que seria a compressão sobre o tempo a essa estrutura, altera a sua permeabilidade provocando pequenos desarranjos ao longo da vida.

A posição e horário influenciam nas dores de coluna. A posição de pé com a coluna reta propicia menores tensões sobre os discos e ligamentos na coluna lombar, quando comparamos a mesma posição com a coluna dobrada para frente. Muitas atividades domésticas podem fazer com que você tenha que realizar esse tipo de movimento como: varrer,passar roupa, jardinagem entre outras. Há varias profissões, que também exigem esse tipo de posicionamento de forma prolongada como: operários em linha de montagem, mecânicos e operários da construção civil. Trabalhos em posição curvada aumentam a probabilidade de ocorrência de problemas na coluna nas primeiras horas de trabalho e muitas vezes a sua correção é negligenciada no tratamento e para um pessoa com dor que sobrecarrega a coluna por horas isso pode ser o diferencial para o tratamento não dar certo.

Um estudo do Hospital Albert Einstein, com 1679 pacientes que estavam com indicação cirúrgica para Hérnia de Disco mostrou, que 59% desses pacientes não se beneficiariam da cirurgia, ou seja, cerca de 990 pacientes seriam operados sem necessidade e teriam seus quadros de dor e incapacidade mantidos após a cirurgia.

Quase 90% dos pacientes de Hérnia de disco melhoram através de tratamento conservador, portanto é importante que o paciente antes de optar pela cirurgia seja submetido a uma avaliação com o fisioterapeuta para que este determine o diagnóstico biomecânico. Esse diagnóstico nada mais é que determinar se a dor é de origem mecânica que melhora com fisioterapia especializada. A grande maioria dos paciente que não melhoram com a cirurgia são pacientes que tinham alterações mecânicas na coluna (alterações e déficit de movimento) e não foram submetidos ao tratamento adequado na fisioterapia.
Tratamentos baseados apenas na questão anatomo patológica, lesão tecidual,  podem estar fadados ao erro e a cirurgia não beneficiar o paciente.

Saiba mais sobre o programa de tratamento elaborado pelo Instituto RV com o objetivo de eliminar as dores nas costas sem cirurgia clicando aqui.

Um comentário sobre “Cirurgia de coluna X Tratamento não cirúrgico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *