DOR NERVO CIÁTICO

A dor no nervo ciático geralmente ocorre devido ao pinçamento de alguma estrutura da coluna sobre o nervo ou até mesmo por uma inflamação ou dano em algum outro ponto do percurso que o nervo faz. É comum ocorrer em pacientes que possuem Hérnia de disco que comprimem o nervo gerando a dor Ciática irradiada para o membro inferior. Em casos raros, a dor ciática pode ocorrer devido a tumores, estenose da coluna lombar, fraturas e anomalias congênitas mas na maioria das vezes, está relacionada há alterações mecânicas (de movimento) e/ou estruturais que podem ser facilmente tratadas com tratamento fisioterapêutico específico. É comum a dor Ciática aparecer alguns meses após o paciente realizar cirurgia ou ter tido dor lombar forte que se estabilizaram. Isso ocorre devido a diminuição do movimento que ocorre nesses casos “diminuindo a elasticidade” do nervo ciático gerando a dor em determinadas posições que ocorrem o seu estiramento.

Os sintomas geralmente são intermitentes, unilaterais na parte posterior da coxa e da perna. Pode haver perda de força e sensibilidade. Atividades como sentar alongado (com perna esticada), andar e flexionar a coluna podem aumentar o quadro de dor. O fisioterapeuta pode diagnosticar a ciatalgia e na maioria dos casos não são necessários exames de imagem como Raio X e Ressonância Magnética para concluir o diagnóstico. O teste clinico já suficiente.

O tratamento é basicamente conservador e medicamentoso. O tratamento com fisioterapia específica geralmente tem grande sucesso quando se leva em consideração algumas regras básicas que diminuem a atividade neural e não aumentam a compressão no nervo ou o irritem em seu trajeto. Um exemplo é o alongamento (muito utilizado em programas de tratamento para dor Ciática) que é provocativo e gerar mais dor. No caso de dor no nervo Ciático, o alongamento muscular sustentado é contra indicado.

No Instituto RV o foco do tratamento é investigar a origem da dor e aplicar a técnica correta de correção (exercícios específicos) aliviando a dor do paciente e orientado o mesmo para que ele tome medidas preventivas para que a dor não volte (mudanças nos hábitos posturais, ocupacionais e esportivos).

O RCV (Reequilíbrio da Coluna Vertebral), tratamento elaborado pelo Instituto RV para alívio das dores nas costas, é utilizado também para o tratamento da dor ciática, associando em seus procedimentos a restauração da função e o controle da sensibilidade do nervo. Aproximadamente 90% dos nossos pacientes com dor Ciática melhoram através do nosso tratamento especifico RCV.

A dor ciática tem tratamento. Ligue e agende sua avaliação.

14 comentários sobre “DOR NERVO CIÁTICO

  • Tenho 2 hernias discais. Elas têm cura? Se a resposta for não, o que posso fazer para passar a dor na hora da crise? Ou pwlo menos aliviar.

    • Waltar, bom dia

      Desculpe a demora na resposta!

      Hérnia de disco tem muitas opções de tratamento e com certeza o paciente pode se livrar das dores. O que tem que ser feito é uma avaliação detalhada com objetivo de investigar a origem da dor já que a Hérnia não é a única estrutura capaz de gerar dor. O simples fato de ter hérnia de disco não significa que a sua dor tenha origem nela.

      Procure um bom profissional para fazer essa avaliação pois é ela que determinará o tipo de tratamento.

      Att, Equipe RV

  • Tenho 2 hernias discais. Elas têm cura? Se a resposta for não, o que posso fazer para passar a dor na hora da crise? Ou pwlo menos aliviar.

    • Walter bom dia.

      É necessário uma avaliação para saber o tipo da lesão e aí sim determinar se ela pode ou não ser tratada. De qualquer forma os sintomas podem ser controlados e você ter uma vida normal, desde que faça um bom tratamento. Sobre o que fazer na hora da crise também não há uma regra. Cada caso pode se beneficiar de diferentes técnicas e exercícios. Não deixa a dor ficar recorrente e nem gerar limitações. Quanto mais precoce o tratamento maior a chance de sucesso!

  • Olá gostaria de agendar uma consulta pois tenho sentido dores lombares e no ciático ainda não passei por nenhuma avaliação médica , até me indicaram o pilates isso ajudaria mesmo? Grata Simone

    • Simone, o Pilates pode ajudar sim dependendo da fase e evolução atual da patologia.
      Agende uma avaliação como nossos profissionais que eles poderão direcionar o seu tratamento.

      Ligue 20911267 ou 944681981.

      Att, Equipe RV

  • Eu tenho problema quando fico sentado por mês tempos ou mesmo quando Santo de qualquer jeito eu teavo todo e tenhobq ficar em pé alguns segundos para começar a andar e as vezes tropeço do nada tem alguma coisa haver com a coluna , isso tudo começou depois q uma vez na praia me deu um caldo quase me partindo ao meio

    • Wellington, através da sua descrição não é possivel chegar a uma conclusão. O ideal é procurar um bom profissional para avaliá-lo.

      Ligue 20911267 ou 944681981.

      Att, Equipe RV

    • Helena, bom dia.

      Não há relação entre lesão do nervo ciático e artrose do Joelho. São condições que podem aparecer separadamente. No seu caso é necessário uma avaliação para ver qual seria o tratamento em conjunto para as duas lesões. Tanto a artrose de joelho como a dor ciática melhoram muito com fisioterapia especializada. Para mais informações ligue 20911267.

      Att, equipe RV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *