Fatores primários e secundários que podem ocasionar uma instabilidade da coluna vertebral.

Por Vinicius Paciulo- Instituto RV Foto: Protusão discal, pode gerar dores na coluna?A protusão discal é uma distensão do anel fibroso,que envolve os discos intervertebrais.O Disco Intervertebral é um disco de cartilagem fibrosa formada por um anel é um núcleo pulposo,que compõem a unidade vertebral. O Disco Intervertebral garante a absorção de impacto, alem de gerar mobilidade e sinergia aos movimentos da coluna. A protusão pode-se caracterizar por uma “distensão sem ocorrer o rompimento desse anel fibroso.Essa “dilatação”, pode pressionar a raiz nervosa,medula espinhal e ligamentos, provocando dor e outros sintomas característicos de uma compressão de nervos. Fatores de risco que podem ocasionar uma protusão discal: • Levantamento de pesos (incluindo afastamento e empurramento);• Postura estática• Vibrações diretas na coluna;• Inclinar e girar o tronco repetitivamente;• Trabalho físico pesado;O Instituto RV acredita,que a restauração da musculatura profunda tem a capacidade de controlar o movimento de translação e cisalhamento vertebral,consequentemente um menor desgaste ao disco intervertebral,pois a estabilidade local será garantida pela melhora da endurance e cognição dos músculos profundos da coluna vertebral.Acesse nosso link e veja proposta de tratamento:http://www.institutorv.com.br/rcv-reequilibrio-da-coluna-vertebral/Ligue 2091-1267 e marque uma avaliação.Fonte Instituto RV

Saiba que existem fatores primários e secundários, que podem gerar uma instabilidade da coluna vertebral e problemas dos componentes passivos e ativos do sistema da coluna vertebral.

Alguns fatores primários são:

– Genética;

– Tabagismo;

– Obesidade.

Alguns fatores secundários são:

– Alteração do padrão de movimento;

– Alterações e vícios posturais;

– Sedentarismo.

As principais técnicas de tratamento trabalham sobre a perda da instabilidade ocasionada por esses fatores. Dentre as técnicas a Estabilização Segmentar Vertebral  (ESV) é um método de restauração da conscientização e “endurance” dos músculos profundos da coluna vertebral responsáveis pelos movimentos de translação e cisalhamento vertebral.

Estudos comprovam que pessoas com dores crônicas da coluna vertebral, apresentam um atraso de contração desses músculos protetores.

Links relacionados: Tratamento para coluna vertebral ; Maca de Descompressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *