A estabilização da coluna é feita por estabilizadores locais e globais.Saiba mais sobre a arquitetura dos musculos profundos da coluna vertebral.

Estabilização da coluna vertebral

Por Instituto RV- Vinicius Paciulo

Os músculos abdominais são essenciais no auxilio de movimento e estabilização global da coluna,tal qual são responsáveis por movimentos mais amplos da coluna como flexão e extensão da coluna.

Mas alguns músculos mais profundos como transverso do abdômen e mutifídus são estabilizadores locais e tem como função o controle de movimento de translação e cisalhamento das vértebras,portanto protetores essenciais para todos os componentes, que envolvem a unidade vertebral.

Alguns estudos comprovam, que em situações de dor aguda ou cronica esses músculos profundos, perdem a capacidade de contração antecipatória  ou contraem com atraso.Em muitos casos como:

-Levantar uma carga;

-Espirrar ou tossir;

– Realizar trocas posturais (sentado para em pé).

Muitas pessoas, que apresentam desequilíbrios e falta de treinamento dos músculos profundos, podem relatar dor de coluna,portanto em muitos treinamentos funcionais para coluna vertebral,devemos treinar os músculos estabilizadores locais.

 

Links relacionados: reequilibrio pelvico,hernia de disco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *