exercise-during-pregnancy3

A gestação é um momento especial na vida das mulheres que vem acompanhado de mudanças e alterações emocionais, psicológicas e físicas. Gerar um ser humano, é muito mais complexo do que se imagina, pensando na fisiologia do corpo e de todas as funções que são modificadas pelo organismo em prol do feto. Durante esse período a gestante deve cuidar do corpo e da mente preparando-se para todas as modificações que acontecerão ao longo das 40 semanas gestacionais.

Diversos estudos têm demonstrado os verdadeiros benefícios do exercício físico para gestantes, porém, tendo em vista às mudanças pelas quais a mulher passa durante esse período é necessário elaborar um programa de treinamento levando em conta suas necessidades, promovendo assim a sua segurança e a do feto. Seguindo essa tendência, uma das técnicas que tem sido bastante recomendada é o Método Pilates.

O Método Pilates tem efeitos positivos quando utilizado em gestantes.  De acordo com Balogh A., autor do artigo “Pilates e gravidez“, “estas (as mulheres grávidas) buscam o método devido à leveza dos movimentos, e através dele obtêm relaxamento e aumento na abertura da caixa torácica, devido à respiração. Além disso, por trabalhar a musculatura abdominal e do assoalho pélvico, há prevenção da diástase abdominal e da incontinência urinária”.

Principalmente no segundo trimestre as alterações musculoesqueléticas são mais evidentes e algumas características bem especificas são encontradas na gestante:

Pilates na gravidez tem como objetivo amenizar essas alterações de forma controlada, respeitando as individualidades e capacidade física de cada gestante, afinal, lidamos com todo tipo de mãe, que faz ou não atividades físicas e isso também determina a intensidade e frequência da atividade física a ser realizada na gestação.

Os principais benefícios do Pilates no Instituto RV durante a gestação são:

Além desses benefícios durante a gestação, a prática do Método Pilates acelera a recuperação pós-parto, pois os exercícios praticados contribuem para prevenir e/ou corrigir o descontrole da musculatura do assoalho pélvico (evitando dores e incontinência urinária). Além disso, os músculos abdominais, dorsais e da região lombo-pélvica também são reforçados, assim como a musculatura dos membros superiores (braços) que irão facilitar a vida da gestante na hora de amamentar e carregar o bebê, diminuindo assim, o estresse dos músculos do pescoço e da região cervical.

Os exercícios podem ter início a partir das primeiras semanas de gestação podendo ser praticados até o momento em que a gestante se sentir bem e apta à prática de exercícios. O acompanhamento com o Obstetra é de fundamental importância nessa fase para que a atividade não gere riscos para a mamãe e o bebê assim como o acompanhamento do profissional especializado no Método Pilates que conheça as principais necessidades, contraindicações e cuidados no trabalho com gestantes.

O Instituto RV conta com um Studio Completo e as aulas são individuais ou em dupla para que a qualidade do atendimento seja garantida.

 

Continue lendo sobre as modalidades de Pilates do Instituto RV:

[widgets_on_pages id=”pilates”]

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?