Você sabe como seus dentes podem impactar nas articulações da mandíbula?

Toda articulação tem limites anatômicos. Eles funcionam como um freio que nosso corpo impõe para aquele segmento não ultrapassar o limite ideal para executar bem determinada funcionalidade do corpo.

A articulação temporomandibular (ATM) possui um freio para abertura, que é o próprio lábio, o ligamento posterior do disco e alguns músculos, e também um freio para fechamento, nossos dentes, assim que eles entram em contato para a boca se fechar.

Quando perdemos um ou mais dentes, isso afeta todo nosso maxilar e a forma de fechamento da boca, podendo ocasionar dores e disfunção na ATM.

O ideal, nesse caso, é procurar um dentista e providenciar a substituição. Caso muito tempo tenha se passado, um fisioterapeuta deverá ser acionado afim de recuperar a propriocepção (percepção espacial) da mordida, que pode causar dor e perda de função para mastigar, falar e até problemas respiratórios.

Isso acontece pois quando colocamos um alimento na boca, conseguimos identificar seu tamanho e textura. No entanto, quando perdemos a propriocepção, perdemos também essa sensibilidade.

Identificou um problema para mastigar? Tem dores no maxilar? Sente dor da ATM?

Agende com um de nossos especialistas em todas as nossas unidades.

Você sabe como seus dentes podem impactar nas articulações da mandíbula?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo