Dicas de alimentação para melhorar o resultado do exercício

É comum pacientes se queixarem de não obterem resultados com atividades física. Muitos esquecem que a alimentação correta é fundamental para alcançar os objetivos de perca de peso, ganho de massa ou definição muscular.

Nutrição esportivaEnumeramos algumas dicas de alimentação para melhorar a resposta ao exercício físico e otimizar os resultados:

  • Respeite seu corpo se você perceber que a alimentação pré-treino não cai bem. Nesse caso você pode praticar atividade física em jejum, isso ajuda na queima de gordura e é uma estratégia interessante
  • Se você não consegue treinar em jejum, se sente fraco, você pode consumir preparações líquidas que tem melhor digestibilidade ou caso você tenha um intervalo de mais de 30 min da refeição para o treino pode consumir alimentos fontes de gorduras boas como abacate, coco, óleo de coco com café, castanhas fonte de carboidrato como batata doce também pode ser uma opção ou suplementos específicos
  • Se o treino durar até 1 hora, não haverá necessidade de alimentação “intra treino”. Se passar disso, chegando á 2 horas, essa suplementação pode ser feita
  • Hidrate-se. A hidratação deve ser feita ao longo do treino, de forma a suprir a desidratação ocasionada pelo exercício
  • No pós treino a alimentação vai depender muito do objetivo e horário. Se o treino for a noite, evite comer carboidratos, prefira proteínas salada crua e legumes refogados. Se for na hora do almoço pode incluir carboidratos como batata doce, abóbora mandioquinha  etc… Escolher o que comer depende do objetivo do paciente e aqui a orientação nutricional é fundamental
  • A atividade física, com objetivo de perda de peso, deve ser acompanhada de uma ingestão de gorduras saudáveis na dieta como azeite de oliva extra-virgem, abacate, castanhas oleaginosas e ovos

Lembre-se que cada indivíduo vai responder de uma forma esepcifica ao exercício e que a alimentação balanceada e individualizada é fundamental para que o resultado esperado seja alcançado.

O Instituto RV realiza atendimentos de Nutrição Esportiva e possui protocolos específicos para cada objetivo, balanceando e suplementando a alimentação de forma individualizada

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