Dor no joelho – Avaliação e Tratamento.

A dor no joelho acomete milhões de pessoas no Brasil. É também responsável por milhares de afastamentos e aposentadorias por invalidez todos os anos no Mundo inteiro.

As lesões não traumáticas, sem histórico de entorses ou “traumas” são bem comuns, e normalmente estão ligadas à fraqueza (ou falta de equilíbrio) da musculatura do membro inferior, sobretudo o dos músculos do quadril. As mais comuns são as condromalácias (lesão da cartilagem que recobre o joelho), tendinites e artroses.

Por incrível que pareça, exames como Ressonância Magnética ajudam muito pouco para determinar o melhor tratamento. Pesquisas recentes têm demonstrado que indivíduos SEM DOR NO JOELHO também apresentam alterações estruturais, mas nem por isso apresentam alguma limitação. Portanto, basear o tratamento fisioterapêutico pelo exame de imagem é o maior erro que o Fisioterapeuta pode cometer ao tratar um joelho dolorido.

Um exemplo de como a avaliação do fisioterapeuta é importante para prescrever a melhor conduta de tratamento é a imagem a seguir:

Essa ilustração mostra como a dor anterior de joelho pode ser causada por diferentes fatores como alterações no funcionamento do pé, joelho e quadril, sobrecarga de treino e tipo de atividade física e até mesmo fatores psicológicos e características físicas.

Se você tem dor no joelho e o Fisioterapeuta não avalia todos esses fatores antes de iniciar o tratamento é grande a chance de você não ter sucesso no tratamento. Além disso, terapias “passivas” como “choquinhos”, ultra-som e infravermelho mostram pouca eficácia no controle da dor do joelho. O tratamento jamais pode ser baseado apenas nessa conduta (mesmo nos casos de dor aguda!!!)

Diferente do que muitos imaginam, as lesões do joelho, se bem tratadas, não impedem que o indivíduo realize atividade física, mas é necessário tomar alguns cuidados para proteger a articulação e não causar mais desgaste ou dor.

No Instituto RV os profissionais utilizam em sua avaliação testes clínicos e funcionais para determinar a melhor abordagem para o tratamento da dor. As sessões são individuais fazendo com que a quantidade de sessões para diminuir a dor seja menor que nas abordagens tradicionais.

Agende sua consulta com um de nossos profissionais. São 6 unidades de atendimento:

Santana, Tatuapé, Moema, Perdizes, Morumbi e Saúde – Ipiranga.

Dor no joelho – Avaliação e Tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo