Por Instituto RV- Caio Marengoni
O disco articular da ATM, pode estar com frouxidão ligamentar ou desequilíbrios musculares e gerar estalos!
A sua mandíbula forma com sua maxila a articulação têmporomandibular. Como toda articulação ela possui elementos extra-articulares e intra-articulares.
O estalido que às vezes nossas bocas fazem é de um elemento intra-articular. O disco articular. Mais ou menos coma mesma função do menisco (aumentar a superfície articular), o disco é o elemento que permite que nossa boca tenha congruência articular, ou seja, a função dele é facilitar a mecânica de todos os movimentos da nossa boca. Entretanto com o grande (mal)uso que temos dessa articulação esse disco pode sofrer deslocamentos, seja por frouxidão ligamentar ou disfunção muscular, levando ao desequilíbrio da articulação. A única possibilidade de deslocamento do disco é sua projeção anterior. A que encontramos os estalido.
Imagine que em repouso o indivíduo está com o disco deslocado para frente, ao abrir a boca esse disco “volta” para seu lugar, ou posterioriza, fazendo com que a articular sofra um encaixe, gerando o barulho; acredite, esse encaixe não é saudável.
A boa notícia que há tratamento para isso, e a fisioterapia é uma ótima alternativa para diminuir os desvios e dar estabilidade para a articulação através da ativação muscular.
Links Relacionados: Tratamento para estalos, Distúrbios de ATM