São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Fisioterapia para Joelho em Cambuí

O Instituto RV oferece qualidade e individualidade nos tratamentos de fisioterapia para joelho em Cambuí – Campinas.

Com certeza você já ouviu de alguém próximo da família ou amigos relatarem que sofrem de dor nos joelhos. Alguns relatam que fizeram fisioterapia e não obtiveram melhora no quadro ou que nem chegaram a cogitar uma consulta com o fisioterapeuta.

Mas você já parou para pensar que o real problema pode não estar na fisioterapia e sim nos recursos usados pelo profissional que proporcionaram resultados insatisfatórios?

Fisioterapia para Joelho em Cambuí

Recursos utilizados na fisioterapia para joelho em Cambuí

Sem dúvida a fisioterapia possui condições de tratar a grande parte das dores no joelho. O problema é haver muitas clínicas e profissionais desatualizados que ainda utilizam recursos obsoletos durante o tratamento. 

Quer um exemplo? O Ultrassom é um deles! Possui baixa eficácia para o tratamento de joelho e muitas vezes nem “alcança” o tecido lesionado.

Outros famosos são o “choquinho” e o infravermelho que possuem baixíssima eficácia para os problemas de joelho e mesmo assim são utilizados em várias clínicas. 

A Fisioterapia para Joelho em Cambuí, feita pelos profissionais do Instituto RV, é realizada através de exercícios específicos prescritos após uma avaliação criteriosa no primeiro dia de atendimento. 

Lesão de Menisco do Joelho

Com a baixa efetividade do tratamento muitos pacientes acabam sendo encaminhados para cirurgia sem necessidade. Um exemplo é a lesão de menisco.

A cirurgia de Menisco é realizada em larga escala e é extremamente comum em atletas de futebol amador ou profissional, lutadores, corredores e até o público não praticante de atividade física. Uma pesquisa feita em 2005 avaliou 44 indivíduos SEM DOR nos joelhos. Todos passaram por ressonância magnética. 

Dos 43 indivíduos estudados, 44 tinham algum tipo de anormalidade no menisco.
TODOS SEM DOR!

Isso mostra que é necessário muito mais que um exame de imagem para poder identificar o tratamento correto para a dor do paciente.

Outro estudo em 2014 foi mais longe e comparou a cirurgia para reparação do menisco com o tratamento conservador (fisioterapia) em pacientes com lesão de menisco.

Ao término do levantamento a conclusão foi que a cirurgia NÃO FOI SUPERIOR às cirurgias placebos (falsas) ou ao tratamento somente com fisioterapia de qualidade.

Ambos estudos mostraram que se o paciente tem dor e lesão no menisco, o mais seguro é sempre tentar a fisioterapia antes de submeter-se aos procedimentos invasivos, visto que o efeito da cirurgia não é superior ao da fisioterapia.

PROCURANDO FISIOTERAPIA DE QUALIDADE EM CAMBUÍ?

Agende sua consulta no Instituto RV Campinas. Tratamento individual, rápido e efetivo.

Fisioterapia para Joelho em Cambuí

Infelizmente não é qualquer tratamento de joelho que vai melhorar a dor do paciente. É preciso uma avaliação criteriosa por parte do fisioterapeuta. 

A avaliação deve ser feita através de testes clínicos e funcionais para identificar as alterações que devem ser restauradas através de exercícios específicos e Terapia Manual.

Como dito acima, aquela fisioterapia de convênio, em grupo, através de recursos passivos (choquinhos, ultrassom, infravermelho) não vão resolver as dores do joelho.

No Instituto RV Cambuí – Campinas utilizamos todos os recursos necessários para a completa recuperação das pacientes. Com unidades espalhadas em todo o Brasil, já ajudamos mais de 8 mil pacientes a melhorar a dor e “fugir” da cirurgia.

Fuja dos tratamentos convencionais das clínicas de convênio e venha fazer uma fisioterapia de qualidade, com atendimento individual, rápido e efetivo.

10 dicas para prevenir dores no joelho

  1. Um dos principais estabilizadores do Joelho é o quadríceps.
  2. Quadríceps fracos podem gerar dor na patela. Fortaleça sempre esse músculo!
  3. A melhor forma de fortalecer o quadríceps é realizando agachamentos e extensões de pernas.
  4. A realização incorreta desses exercícios pode gerar dor no joelho. Procure sempre orientação de um profissional.
  5. Os exercícios para fortalecer os músculos das coxas devem ser feitos respeitando alguns ângulos de flexão do joelho, minimizando a carga sob a patela.
  6. Limitar o movimento do joelho durante exercícios de fortalecimento pode ajudar a diminuir a carga sob a patela
  7. No agachamento, a menor quantidade de carga sob a patela ocorre entre 0° e 45°.
  8. Na extensão da perna, a menor quantidade de carga ocorre entre 90° e 45°.
  9. À medida que seu quadríceps se torna mais forte, e com menos dor, pode-se aumentar a quantidade de movimento de forma gradativa e com segurança.
  10. Em casos de dor, é o fisioterapeuta que irá determinar como você pode fortalecer com segurança o quadríceps nas diferentes fases da reabilitação.

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *