Fisioterapia Ortopédica

A Fisioterapia Ortopédica brasileira é reconhecida no mundo inteiro devido sua alta eficácia. Sua evolução foi tão grande nos últimos anos, que é comum vermos a todo instante, notícias de atletas de alto nível internacional que retornam ao nosso país para realizar reabilitação.

Por outro lado é comum escutarmos pacientes queixando-se dos resultados negativos em dezenas de sessões de fisioterapia. Porque será que ocorre essa diferença? A fisioterapia oferecida aos atletas de elite é infinitamente superior à aquela dada pelas clínicas de convênio pelo simples fato de ser impossível tratar 10 pessoas ao mesmo tempo. Sem individualidade na conduta por parte da equipe de fisioterapeutas o tratamento certamente irá fracassar.

Marque sua consulta nas unidades Morumbi, Saúde/Ipiranga, Perdizes, Santana, Moema e Tatuapé.

Ver unidades

Fisioterapia para dar certo tem que ser individual, com análise individual de cada caso e conduta de exercícios individuais para cada paciente.

No Instituto RV, a fisioterapia é voltada para indivíduos que apresentam disfunções no funcionamento de membros e articulações. Contamos com uma equipe de profissionais competentes, pós graduados e especializados em atendimento ortopédico e esportivo, além de possuirmos estrutura completa, com equipamentos de última geração. O paciente é tratado de forma individual e é feito uma avaliação criteriosa para que a prescrição da conduta terapêutica seja a mais precisa possível.

Nossos fisioterapeutas utilizam protocolos de atendimento com o objetivo de proporcionar um tratamento individualizado, que apresente evoluções diárias e permita uma recuperação rápida e plena.

Nossa fisioterapia é indicada para:

– Tratamentos pré e pós operatórios;

– Lesões nos ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelhos, tornozelos e pés;

– Tendinites e bursites;

– Lombalgias;

– Atletas e esportistas com lesões, mas que desejam minimizar o período de afastamento da prática esportiva;

– Atletas e esportistas que desejam fazer fisioterapia preventiva;

– Pacientes com alterações posturais.

O tratamento do Instituto RV é baseado na avaliação biomecânica do paciente. O objetivo é restaurar a função perdida e recuperá-lo de forma definitiva, promovendo seu retorno às atividades da vida diária e ao esporte.

Seguindo o que estudos recentes determinam, a fisioterapia do Instituto RV é amparada por exercícios específicos, aplicados em todas as fases do tratamento, inclusive na de dor, já que hoje sabemos que o exercício é mais benéfico para a dor do que o repouso.

São várias as técnicas e recursos utilizados para acelerar a reabilitação do paciente:

Exercícios Terapêuticos

Exercícios aplicados em diferentes estágios da lesão, com o objetivo de ganhar amplitude de movimento, aliviar a dor e aumentar a resistência, força muscular, flexibilidade e estabilidade da articulação.

Todos os exercícios são supervisionados e não trabalhamos com exercícios em grupo.

Eletroterapia

Utilizamos recursos mecânicos e físicos para gerar alterações metabólicas no tecido em cada fase da dor (aguda, sub aguda ou crônica), acelerando seu desaparecimento e eliminando processos inflamatórios e de cicatrização. Para isso, estamos equipados com aparelhos de TENS, LASER e ULTRASOM, que ervem como complemento ao tratamento.

Bandagens Funcionais

São técnicas de aplicação de tapings, utilizados na superfície da pele com objetivo de aliviar a dor, melhorar temporariamente a postura, inibir ou ativar a musculatura e melhorar a estabilidade das articulações.

Utilizamos duas modalidades de aplicação:

Técnica de Mcconnel: utiliza bandagem rígida para pacientes ortopédicos que necessitam estabilizar a articulação lesionada durante atividades ou possuam fraqueza muscular após entorses e traumas. Também pode ser usada para limitação de movimentos dolorosos, gerando uma analgesia temporária.

Técnica Kinesio Taping: utiliza bandagem elástica antialérgica para aplicação geral, pediátrica e geriátrica. Sua indicação é variada, como para o aumento da ativação ou inibição muscular, drenagem de edemas, suporte articular, facilitação de movimentos bloqueados e promover proteção a ligamentos e tendões lesionados. Em atividades esportivas, ela é muito utilizada por atletas.

Leia mais e conheça alguns exemplos de tratamentos para as patologias ortopédicas mais comuns (tratamentos e recursos podem variar de paciente para paciente).

Patologias tratadas pela Fisioterapia Ortopédica

  • Artrose de Joelho A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.… Leia Mais »
    Artrose de Quadril A artrose de quadril é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.… Leia Mais »
    Capsulite Adesiva do Ombro Uma definição descrita por Earl Codman em 1934 mostra a complexidade sobre a Capsulite Adesiva do Ombro: “Esse é um grupo de casos que é difícil de definir, difícil… Leia Mais »
    Dor Anterior do Joelho A dor anterior do joelho é uma deficiência comum que afeta um em cada quatro indivíduos da população em geral em atividades e baixo impacto como caminhar,… Leia Mais »
    Epicondilite – Sinais, sintomas e tratamento. Alguns estudos demonstram, que exercícios com contração excêntrica ajuda na melhora da remodelação do colágeno. Por Instituto RV Rodrigo Garcia Originalmente, Epicondilite é o termo… Leia Mais »
    Lesão de Menisco e Condromalácia Lesões dos meniscos são a segunda lesão mais comum no joelho. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas são cirurgias de menisco. A… Leia Mais »
Rolar para o topo